9 Dicas de como cuidar de cactos e suculentas


By on 2 de dezembro de 2020

Cactos e suculentas estão muito na moda nos últimos tempos. Fáceis de encontrar, com vários tamanhos, cores e espécies.

Porém, nada vale adquirir várias mudas se você não sabe como cuidar de cactos e suculentas.

Estas plantas são bem sensíveis a quantidades de água, exposição a luz do sol e a tipo de vaso.

como cuidar de suculentas

(Foto: Fun365)

Então vem com a gente conferir 9 dicas incríveis sobre como cuidar de cactos e suculentas sem dificuldades e deixar seu jardim ainda mais charmoso e bonito com plantas cheia de saúde.

Dicas para você cuidar de seus cactos e suculentas

Você comprou ou ganhou cactos e suculentas e não sabe como cuidar destas tão famosas plantas?

suculentas e cactos

(Foto: @plantanopotee)

Sendo a sensação do momento, saber como cuidar de cactos e suculentas é essencial para manter o seu jardim sempre vivo e cheio de saúde.

Veja algumas dicas do canal Marieli Mallmann:

Pensando em você, separamos 9 dicas essenciais para quem está entrando neste mundo maravilhoso e relaxante da naturalidade dos cactos e suculentas. Confira só!

1 – Substratos

Basicamente o substrato faz parte de onde e como cuidar de cactos e suculenta desde o seu sono. É tipo de solo que eles serão plantados.

Para eles, a terra precisa ser adubada e misturada com areia de construção civil lavada.

Esta mistura permite que a drenagem seja facilitada, sendo importante não manter torrões na terra.

2- Podas

Não é necessário realizar podas, mas as folhas secas devem ser removidas. Folhas doentes também precisam ser retiradas para que não contaminem as outras.

Lembrando que um detalhe importante sobre como cuidar de cactos e suculentas é que elas se desenvolvem de acordo com o meio em que estão.

Se o vaso for pequeno, elas continuarão pequenas. Se você transferir a um vaso maior, elas irão crescer até alcançar os limites deste vaso.

3 – Sob o sol

Os cactos são considerados plantas do deserto, por isso necessitam de ao menos de 2 a 3 dias de sol intenso direto nele por semana, não apenas a claridade.

4 – Rega

Para vasos com furo de drenagem inferior, é necessário realizar a rega a 15 dias quando os cactos e suculentas ficam expostos diretamente ao sol e a cada 20 dias quando este contato é intercalado.

Porém, neste caso sobre como cuidar de cactos e suculentas, o ideal é que você faça a análise do solo. Se notar a terra seca, está na hora de realizar a rega.

5 – Arranjos

Gosta de realizar arranjos? Então entenda que para que você saiba como cuidar de cactos e suculentas para realizar arranjos, você pode utilizar os dois tipos juntos.

Já que ambos possuem necessidades de ambientes semelhantes e isto inclui necessidade de sol e água.

jardim de cactos e suculentas

(Foto: Googodecor)

6 – Flores

Muito cuidado ao adquirir cactos. Algumas vezes você pode encontrar plantas que tenham flores coloridas acopladas a eles.

São lindas, porém não são naturais e isso prejudica a saúde de seu cacto. Elas são implantadas em furos realizados pelo corpo do cacto.

Para não errar em como cuidar de cactos e suculentas, o ideal é que você remova estas flores e deixa a planta cicatrizar as regiões que foram furadas para que ela cresça normalmente e com saúde.

Porém, há tipos de cactos que podem dar flores de verdade sim! Infelizmente duram poucos dias, cerca de 3 a 4 dias somente por serem bem fininhas e delicadas. Mas vale a experiencia natural da planta.

7 – A escolha do vaso

Assim como qualquer planta, escolher o vaso para seu cacto e suculenta é fundamental para garantir o seu desenvolvimento e a sua saúde.

jardim de suculentas

(Foto: @naiiarapaees)

Vasos que não tenham furo de drenagem, devem ser evitados. Isso faz com que a água da rega possa ser drenada facilmente.

Para todos aqueles que estão em busca de informações sobre como cuidar de cactos e suculentas, é preciso saber que água em excesso nestas plantas podem matá-las.

8 – O formato da folha diz a quantidade de sol necessária

Analise bem como está o formato das folhas de suas suculentas. De acordo com os especialistas, quando as folhas estão unidas, é sinal de uma planta saudável.

Quando estão separadas ou com comprimento fora de padrões, estas necessitam de mais luz solar.

9 – Pedriscos brancos são bonitos, mas não fazem bem

Evite colocar aquelas famosas pedrinhas brancas nos vasos de cactos e suculentas.

cuidando de cactos e suculentas

(Foto: @ikdecorr)

Quando você rega sua planta, esse pedrisco feito de mármore libera um pó que contamina a terra que mata a planta aos poucos.

Substitua os pedriscos por palha de arroz, pedras que não sejam de mármore e até mesmo casca de pinus.


Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

!-- Taboola Lateral-->