Como Limpar Sofá: 6 dicas infalíveis para limpeza


By on 1 de abril de 2020

Há diversas dicas de como limpar sofá sem a ajuda de um especialista. São truques caseiros fáceis de fazer com produtos baratos.

Essa limpeza é essencial para evitar problemas de saúde como rinite e asma, ocasionadas por micro-organismos que se proliferam no sofá com a sujeira, como ácaros e fungos.

Uma limpeza de sofá pode ser realizada através de limpeza à seco normal, pela lavagem tradicional úmida e também pela lavagem à seco profissional.

O mais importante manter o sofá sempre higienizado. Então, confira as dicas e faça você mesmo!

Como limpar sofá de tecido com vinagre 

Para a limpeza de um sofá de tecido basta utilizar ¼ de vinagre e 1 litro de água aquecida. Após misturar bem estes ingredientes é só aplicar no sofá.

Veja também: Como tirar mofo da parede

A vantagem de usar vinagre é que auxilia na remoção de manchas que são um pouco complicadas para retirar por outros métodos caseiros.

como limpar sofá com vinagre

(Foto: Mi Mueble Online)

Uma dica extra é que a aplicação desta mistura com uma escova deve ser evitada para não danificar o tecido. É preferível pano ou esponja.

Mistura para limpar sofá com bicarbonato e amaciante

Para o preparo desta mistura será necessário: 1 litro de água, 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio, ½ copo de vinagre de álcool, ¼ de copo de álcool líquido e 1 colher de amaciante de roupas (fragrância da sua escolha).

Misture todos estes ingredientes até obter uma amostra homogênea.

Preparada a mistura, aplique no sofá com o auxílio de um borrifador e passe um pano úmido ou escova de esponja macia.

Veja algumas dicas de como fazer limpeza de sofá:

Dicas de como limpar sofá a seco

Para a higienização a seco de um sofá, basta usar bicarbonato de sódio ou álcool, um pano seco próprio para esse tipo de limpeza ou contratar um serviço especializado.

Se optar pela dispensa do serviço especializado, resta utilizar o pano seco que vem pronto para uso, neste caso, para limpar corretamente basta seguir as instruções impressas na embalagem deste produto.

Com o bicarbonato, basta aplicar sobre toda a área do móvel e deixar agir por aproximadamente 10 minutos. Depois, faça uso do aspirador de pó para terminar a limpeza.

Descubra: Como fazer sabão em pó caseiro

O álcool é ideal para limpar a seco de sofás de microfibra ou poliéster. É necessário fazer a aplicação do álcool com uma escova que apresente cerdas flexíveis para não danificá-lo.

Como limpar sofá de couro

A limpeza de um sofá feito deste material pode ser feita utilizando sabão ou se preferir, um pano umedecido com uma mistura a base de água com detergente neutro.

Se a limpeza for feita com sabão, para retirar o excesso basta passar um pano com uma solução de vinagre cerca de (50 ml) e um pouco de álcool diluído em 3 litros de água.

Produtos para limpar sofá de suede

Para a limpeza do sofá de suede basta apenas aplicar detergente com uma escova macia ou pano.

mistura para limpar sofa

(Foto: Homey Improvements)

Como tirar mancha de caneta do sofá?

A retirada de uma mancha de caneta do estofado pode ser feita com ingredientes muito simples. Veja:

Detergente neutro (1 colher de sopa), água (1 xícara) e vinagre branco (2 colheres de chá).

A mistura obtida precisa ser aplicada no local das manchas e deve permanecer por 10 minutos. Para finalizar o processo, é preciso remover o excesso com auxílio de um pano úmido.

O que não utilizar na limpeza do sofá?

A limpeza de um sofá pode ser feita por meio da aplicação de inúmeros produtos como vinagre e bicarbonato.

No entanto, produtos a base de cloro, água sanitária e mesmo o sabão em pó precisam ser evitados para evitar manchas e outros danos.

Leia ainda: Como fazer detergente caseiro

Seguindo estas recomendações de como limpar sofá, a higienização será garantida e sem estragos.


Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

!-- Taboola Lateral-->