Diferentes significados da Páscoa para cada religião


Categoria: Páscoa
jesus cristo

Apesar de muitas religiões comemorarem a Páscoa, a data possui um significado diferente – e especial – para cada uma delas. Este ano ela será comemorada em 20 de abril.

Veja a seguir um pouco mais sobre o significado da Páscoa para algumas das religiões:

A comemoração da Páscoa para as diferentes religiões

Católicos apostólicos romanos

Os católicos têm a Páscoa como um momento de renovação da fé e do compromisso com Deus. Nas igrejas e reuniões católicas, durante o dia os fiéis costumam fazer leituras bíblicas que falam da ressurreição de cristo. A principal celebração acontece no sábado, com o ritual chamado Fogo Novo. Nele, uma fogueira representa a luz de Jesus Cristo e uma grande vela é acesa, trazendo as letras gregas alfa e ômega, representando que Deus é o início e final de tudo.

Católicos ortodoxos

Os católicos ortodoxos também celebram a data com uma missa, mas de maneira diferente. Todas as luzes do local são apagadas e cada presente acende uma vela, que representa o sepulcro vazio devido à ressurreição de Cristo. O padre vai até a entrada da igreja e bate na porta, anunciando a chegada de Jesus. Ovos cozidos e decorados são oferecidos aos fiéis.

Evangélicos

Na Páscoa, os evangélicos lembram a Última Ceia comendo ervas amargas. No dia, acompanham o nascer do sol. Em seguida, realizam cultos homenageando a ressurreição de Cristo.

Espíritas

Os espiritas não possuem uma celebração específica para a data, mas relembram os ensinamentos de Jesus Cristo para o aprimoramento espiritual e moral.

Judeus

Os judeus não celebram exatamente a ressurreição de Cristo, mas a libertação de seu povo da escravidão sofrida no Egito, narrada pelo Antigo Testamento. A Páscoa cristã tem origem na festa hebraica Pessach, que significa passagem.

 

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>