Itens de festa junina e comidas que não podem faltar

Existem alguns itens de festa junina e comidas que não podem faltar nesse evento, que reúne várias pessoas de culturas diferentes.

A festa junina é um evento comemorativo, festejado em meados de junho a agosto, que reúne pessoas com trajes característicos, decorações e comidas típicas da festa.

A pessoas esperam ansiosas por essa festa, pois algumas coisas só são possíveis de serem encontradas nessa data específica.

Itens de festa junina e comidas
Foto: @lmc.minifestas

Nesse artigo iremos mostrar todos os itens para decorar uma festa junina e comidas que não podem faltar nessa festa animada.

Quais são os itens de festa junina e comidas que não podem faltar?

Como mencionamos alguns itens e comidas de festa junina são muito tradicionais da festa e não podem faltar, pois sem eles não há a tradição da festa.

A seguir iremos mostrar quais os principais itens festivos, decorações, comidas, danças e trajes das festas juninas para que você conheça e fique por dentro dessa festança que acontece todo ano no Brasil.

bandeirinhas de festa junina

Veja também: roupas e vestidos de festa caipira

Itens de decoração

A decoração da festa junina é algo típico e tradicional em todos os cantos do Brasil. Alguns dos itens mais usados nas decorações são:

  • Bandeirinhas: as bandeirinhas podem ser feitas de papel colorido tipo colorset ou com papeis reciclados como revistas e jornais velhos e outros tipos de papéis. Vale lembrar que a intenção das bandeirinhas é tornar o local bonito e colorido, logo, quanto mais bandeirinhas e mais cores, mais bonito a festa estará.
  • Fogueira: fazer uma fogueira em E.V.A também é um item de decoração que está sempre presente nas festas juninas. Outras formas de fazer a fogueira artificial são com plástico celofane e toras de madeira.
  • Balões de São João: esses balões também são típicos da festa junina e podem ser feitos de papel seda ou outro tipo de material, desde que seja bem colorido e atrativo.

Além de chapéus de palha e forros de tecido estampado (chitão) e outras decorações típicas desse tipo de festa.

Decoração festa caipira com bandeirinhas
Foto: @eraumavezdecor_

Comidas: lista de comidas de festa junina salgadas e doces

As comidas da festa junina também são clássicas. Geralmente, as pessoas vão para a festa sabendo quais tipos de alimentos típicos serão servidos nas barraquinhas.

Quentão com canela festa caipira
Foto: @receitas_de_sao_joao2022

Dentre as comidas típicas da festa junina podemos citar:

  • Quentão: bebida alcoólica típica das festas juninas, contendo cachaça, água, açúcar, gengibre, laranja, limão, canela, cravo da índia e mini maçãs.
  • Canjica: a canjica é uma espécie de caldo doce feito com leite e os grãos da canjica. Algumas pessoas ainda adicionam leite condensado, coco ralado ou amendoim para que o caldo fique ainda mais saboroso.
  • Caldos salgados: outros tipos de caldos servidos nas festas juninas são os de feijão, mandioca e batata. Eles podem ser feitos e servidos com bacon, calabresa, frango desfiado, cebolinha de folha e salsa.
  • Pipoca: a pipoca é muito tradicional da festa junina e pode ser feita doce ou salgada.
  • Maçã do amor: esses doces também são típicos das festas juninas e são basicamente maçãs envolvidas em chocolate branco derretido ou em calda caramelizada com corante vermelho e confeitos coloridos.
  • Paçoca e pé de moleque: esses também são doces típicos vendidos nos dias de festa junina.
  • Mandioca: com esse ingrediente, também é possível fazer pratos deliciosos e típicos das festas juninas como os bolinhos fritos e os caldos.
  • Pamonha e outros derivados do milho: a pamonha, o mingau, os bolinhos de milho, o suco de milho, cuscuz e outros derivados do milho também são muito vendidos nas barraquinhas das festas juninas.

Comida típica festa junina

Danças e brincadeiras

Além das comidas típicas, existem ainda as danças e brincadeiras que são características desse tipo de festa.

Dança em festa caipira

Dentre as danças mais comuns realizadas nas festas juninas são a quadrilha e as apresentações de escola, que podem envolver teatros e danças nos estilos forró e country.

Em se tratando das brincadeiras existem algumas tradicionais da festa junina que são:

  • Casamento caipira;
  • Barraca do beijo;
  • Pescaria;
  • Tiro ao alvo;
  • Correio elegante;
  • Corrida de saco;
  • Jogos de argolas;
  • Rei e rainha da pipoca e outras.

Músicas de festa junina

  • Isso Aqui Tá Bom Demais de Dominguinhos
  • Asa Branca de Luiz Gonzaga
  • Chegou a Hora da Fogueira de Lamartine Babo
  • Frevo Mulher de Zé Ramalho
  • São João na Roça de Luiz Gonzaga
  • Pula a Fogueira de Caçulinha

Trajes de festa junina

Os trajes de festa junina que não podem faltar no dia da festa são o vestido xadrez com muitos detalhes, as sapatilhas pretas e meias brancas, as duas trancinhas laterais nos cabelos e a maquiagem marcante e forte principalmente no batom vermelho e nas bochechas rosadas com pintinhas pretas.

Trajes de festa junina

Para os meninos os trajes também são típicos e conhecidos da festa. Dessa forma, eles usam calças remendadas, camisas sociais estampadas com flores, listras ou quadriculados (xadrez), botinas, chapéu de palha e bigodes no rosto.

Algumas pessoas preferem se vestir ao estilo country e esse também é considerado um traje típico das festas juninas.

O estilo country consiste em calças jeans apertadas, camisa xadrez ou t-shirt personalizada, botas de diferentes estilos e alturas, chapéu de couro, cinto com fivela e outros acessórios que a pessoa achar necessário.

Que dia é a festa junina 2022?

Como mencionado, as festas juninas tem uma data padrão para acontecer, pois acompanham o dia de São João.

Normalmente, elas são feitas entre os meses de junho e início de agosto, porém, o mais tradicional é que seja feito em junho.

Ao marcar a data da festa, você só precisa preparar suas roupas, juntar dinheiro para comprar as comidas típicas e brincar das mais diversas brincadeiras e esperar para o fatídico dia das comemorações.

Fogueira de festa junina

Após dois anos sem comemorações devido a pandemia do Covid-19, o ano de 2022 será marcado por muitos eventos comemorativos, pois as pessoas estão retornando à vida normal aos poucos.

Nesse ano especificamente, as datas originais da festa junina são na segunda-feira dia 13 junho 2022 referente ao Santo Antônio, na sexta-feira dia 24 junho 2022 referente a São João e na quarta-feira dia 29 junho 2022 referente a São Pedro.

Comidas típicas de festa junina

Muitas escolas irão realizar esse tipo de evento e você precisa saber quais itens de festa junina e comidas não podem faltar nesse dia especial, cheio de alegria, onde as crianças e os adultos podem brincar, comemorar e se divertir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.