Receita de pão de cenoura para páscoa


By on 10 de março de 2014

A Páscoa é uma das datas comemorativas em que as pessoas mais comem. Não somente chocolate, que é o que mais vende e mais se consome nesta época, mas também panetones e outras comidas com ingredientes típicos da data.



Para agradar os convidados na ceia da Páscoa, que tal pensar em salgados, doces e aperitivos diferentes para a data.

Pensando nisso, nosso site preparou para você uma receita especial de pão de cenoura, prepara justamente para a Páscoa.

Pão de Cenoura para Páscoa

Ingredientes:

  • 4 xícaras de cenouras cortadas em rodelas
  • 2 ovos
  • 1 xícara de água morna
  • 2 colheres de sopa de fermento biológico seco
  • ¾ de xícara de óleo
  • ½  xícara de açúcar
  • 1 colher de sopa de mel
  • 2 colheres de chá de sal
  • 8 ½  xícaras de farinha de trigo

Modo de preparo:

Em uma panela com água, cozinhe a cenoura até que fique macia.

A seguir, drene a água e bata a cenoura no liquidificador ou em um processador, até obter um aspecto de purê.

Se você quiser um sabor mais defumado para o seu pãozinho, poderá assar a cenoura no forno, ao invés de cozinha-la na água.

Novamente, no liquidificador, adicione os ovos e ½  xícara de água, batendo até o purê ficar bem cremoso.

Em uma tigela grande, coloque o fermento biológico seco e o restante da água, mexendo até dissolver totalmente o fermento.

Despeje, então, o purê de cenoura e, na sequência, adicione o óleo, açúcar, mel, sal e 5 xícaras de farinha, misturando e amassando com as mãos. Logo, adicione mais farinha, se necessário, até obter uma massa de pão macia e lisa.

Polvilhe a sua bancada com um pouco de farinha e sove a massa por 6 a 8 minutos, para que ela obtenha um pouco de elasticidade. Se você tiver uma batedeira com o(s) gancho(s) para bater massa de pão, também pode usar. Em seguida, coloque a massa em uma tigela grande levemente untada com óleo, cubra com um pano úmido ou um filme plástico e deixe descansar por cerca de 1 hora, para dobrar de tamanho.

Divida a massa em bolinhas pequenas. Desta forma, é possível fazer 48 pãezinhos, mas a quantidade varia conforme o tamanho das bolinhas de massa. Coloque as bolinhas de massa em uma assadeira untada de óleo ou spray para untar e cubra novamente com um pano úmido ou filme plástico, deixando descansar por mais 1 hora. É importante não deixar uma bolinha de massa muito próxima a outra, pois elas vão dobrar de tamanho nesta etapa.

Passada 1 hora, os seus pãezinhos já estão prontos para assar. Para fazer o pão do coelhinho, como é a da ideia da foto, pegue uma tesoura e belisque a massa fazendo as orelhinhas. Em seguida, usando uma esteca ou um palito de churrasco faça os olhinhos, apertando a massa.

Leve então os seus pãezinhos para assar em forno pré-aquecido a 180°C por 18 a 20 minutos ou até que fiquem dourados.

Se preferir, depois que as bolinhas dobrarem de tamanho, você pode congelá-las. Depois de congeladas, você pode colocar todos em saco plástico e deixar no congelador retirando somente a quantidade que desejar.

Confira também: Receita de ovo de páscoa light




Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*

!-- Taboola Lateral-->