Artesanato Nordestino: história, tipos, onde comprar, fotos

Por trás de todas as belas peças do artesanato nordestino, que decoram os mais variados ambientes, há uma história que vale a pena conhecer

By on 28 de setembro de 2018


O artesanato nordestino é uma forma de expressão cultural muito importante e diversificada. Afinal, a Região Nordeste é aquela que possui o maior número de estados. Isto é, existe uma mistura muito grande de técnicas, culturas e tradições.



Felizmente, isso se reflete nos produtos criados, proporcionando peças muito bonitas, para todos os gostos.

Então, nada mais justo do que dedicarmos algumas palavras à história do artesanato nordestino e a alguns exemplos de produtos gerados pelos artesãos da região.

Aqueles que procuram por belos artesanatos terão motivos de sobra para ler até o fim.

História do artesanato nordestino

Pelo fato de o artesanato ser uma tradição que remete a épocas distantes, ele acaba se transformando em um atestado cultural e em uma parte importante da história de uma região.

Aliás, as peças do artesanato nordestino, servem para apresentar as belezas do ecossistema local, já que a matéria-prima reflete o que encontramos no meio ambiente do Nordeste.

artesanato nordestino

(Foto: Marco Andras Collection)

Mesmo assim, falar da história do artesanato nordestino é reviver a lamentável época da escravidão, pois a influência das culturas africanas é marcante.

Além do mais, a participação dos povos indígenas, dos portugueses e holandeses também contribuiu para que o artesanato nordestino ganhasse essa forma tão diversificada e rica em elementos culturais.

Quais são os tipos de artesanato nordestino

Conforme já pôde notar, o artesanato nordestino é o resultado final da soma de muitas culturas e, por esse motivo, ele se apresenta de diversas formas. Obviamente, cada estado se especializou em um tipo de artesanato, permitindo que a cultura nordestina pudesse ser realmente rica e oferecesse os mais variados tipos de produtos.

artesanato nordestino palha

(Foto: Pointer)

historia do artesanato nordestino

(Foto: diario do nordeste)

Em Alagoas e no Maranhão, por exemplo, produtos feitos de palha e objetos cerâmicos, como as famosas moringas, chamam bastante atenção. Em outros estados, como o Ceará ou o Pará, o destaque fica por conta das incríveis peças feitas de barro.

Como o artesanato é rico em diversas técnicas, qualquer viagem pela região irá apresentar uma infinidade de tipos de artesanato. No entanto, se fôssemos fazer um resumo dos tipos mais encontrados, ele ficaria assim:

  • Bordado em linho branco;
  • Peças de cerâmica;
  • Produtos feitos de barro;
  • Peças feitas com tecidos, couro, linhas e penas;
  • Produtos feitos com areia colorida;
  • Peças feitas de fibras, cipós de bambu e palha.

Enfim, esses são os tipos mais destacados, embora a produção dos artesãos nordestinos seja extremamente abrangente. Aliás, cabe lembrar que muitas pessoas dependem do artesanato como sua fonte de renda principal, ou seja, é um aspecto muito importante da vida no nordeste.

Onde comprar

Para encerrar, resta-nos falar sobre as formas de adquirir as belas peças produzidas pelos artesão nordestinos. Nesse caso, como já foi citado, qualquer viagem pelo nordeste permitirá que as pessoas estejam em contato direto com os produtos, visto que eles são vendidos em diversos cantos e em todos os estados.

artesanato nordestino barato

(Foto: Made in Ceará Oficial)

Entretanto, as viagens nem sempre são possíveis e, para poder adquirir os produtos, é possível encontrar alguma feira de tradições nordestinas. Essas feiras estão espalhadas por todo o Brasil e levam a cultura nordestina para as outras regiões, permitindo que muitos produtos sejam adquiridos.

E claro, a internet, como sempre, surge como uma alternativa capaz de “estreitar as distâncias” e garantir o acesso a belos produtos. Para tanto, qualquer busca simples irá oferecer diversas opções de lojas virtuais especializadas ou artesãos fazendo uso dos “mercados digitais” que encontramos por aí.

fotos de artesanato nordestino

(Foto: Pinterest)

Portanto, o artesanato nordestino é rico em elementos culturais e tradições históricas. Além disso, a beleza das peças criadas é inegável.

Assim, esperamos que as informações apresentadas aqui tenham lhe ajudado a conhecer os maravilhosos produtos do nordeste.

Caso seu interesse tenha sido despertado, não deixe de adquirir alguma peça. Certamente, os artesãos locais irão agradecer por isso.

Artesanato Nordestino: história, tipos, onde comprar, fotos
Avalie esta matéria!



Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

!-- Taboola Lateral-->