Como aplicar decoração vintage de forma simples e acessível

Confira algumas dicas para adicionar um ar aconchegante e superestiloso ao seu imóvel com a decoração vintage.

Tanto no universo fashion quanto no decor, o estilo vintage vem se destacando e conquistando cada vez mais espaço. Isso porque, a proposta retrô, além de delicada, também é cheia de identidade.

O mais interessante dessa pegada é que ela mixa inspirações modernas com referências do passado e adiciona um ar autêntico e charmoso aos ambientes.
Além disso, é possível apostar nesse tipo de decor sem pesar muito no bolso. Acompanhe as dicas que preparamos para você e descubra como aplicar a decoração vintage em imóveis de forma simples e acessível.

quarto  vintage

Detalhes fazem toda a diferença na decoração vintage

Assim como em qualquer tipo de decoração, os detalhes fazem toda a diferença na hora de compor a proposta vintage. Isso porque, alguns objetos simples como molduras, estampas retrô, capas de almofada e porcelana podem adicionar incríveis referências do passado.

Ademais, é válido apostar em elementos com ar mais nostálgico como gaiolas em tons de rosé, abajures com bordados, rádios e relógios antigos. Outra vantagem é que, como esse tipo de decor tende a trazer memórias afetivas à tona, eles ganham ainda mais valor emocional caso envolvem alguma lembrança familiar.

Escolha móveis clássicos

Os móveis clássicos, de tons neutros e formato arredondado são ótimas apostas para compor a sua decoração vintage.

Uma ótima dica é procurar por mobílias antigas em brechós e antiquários e restaurá-las. Assim, além de compor uma decor com inspirações retrô, você poderá contar com objetos únicos, exclusivos e personalizados para garantir um ar autêntico à sua propriedade sem gastar muito.

Sobretudo, os móveis em madeiras são mais indicados para imóveis em regiões mais frias, inclusive, em algumas cidades do Brasil, é possível encontrar propriedades prontas que seguem esse estilo. Por isso, se você mora no Sul do país e pretende se mudar, uma boa alternativa é buscar por apartamento mobiliado em Porto Alegre, por exemplo.

Entretanto, por mais que essas opções sejam mais presentes nas localidades mais frias, qualquer pessoa pode compor uma decoração vintage, independentemente da região de sua residência.

escrivaninha  vintage

Aposte em peças de artesanato

Dentro da decoração vintage, as peças de artesanato sempre são as protagonistas e garantem um destaque ainda mais especial. Por isso, é mais do que válido investir em artigos e objetos de tricô, crochê, rendas artesanais, porcelanas pintadas à mão e peças em patchwork.

Além disso, para garantir mais charme e graciosidade aos ambientes sem gastar muito, uma excelente pedida é substituir os tradicionais vasos de flores por garrafinhas de vidro.

Use e abuse das fotos antigas

moldura  vintage

Para reviver o passado, resgatar memórias e ainda adicionar um toque único ao seu ambiente, uma ótima alternativa é pegar os álbuns de fotos antigos e escolher algumas imagens que você adora.

Caso as suas fotografias não estejam em bom estado, basta solicitar o reparo em lojas especializadas para garantir que elas apresentem um visual impecável.

Nesses casos, vale destacar que as fotos em preto e branco são mais indicadas para compor a decor com inspirações vintage.

Para dar o toque final, aposte em molduras lisas ou provinciais em tons de amarelo, rosé, off White e azul bebê.

Visita antiquários

Por fim, se você deseja apresentar uma decoração incrível sem gastar rios de dinheiro, precisa começar a pesquisar pelos antiquários, feiras e bazares da sua cidade.

Para isso, tire um tempo e garimpe, com calma, peças com o visual retrô e preços acessíveis. Além disso, antes de ir às compras, busque inspirações na internet e tenha um projeto bem definido, para evitar aquisições desnecessárias.

Enfim, gostou de saber como aplicar a decoração vintage de forma simples e acessível? Conte para nós nos comentários e continue de olho aqui no blog. Em breve, teremos muitas novidades.
Um grande abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *