Já se perguntou quantas horas um leão dorme em média por dia? A melhor justificativa para alguns animais dormirem tanto é que o sono ajuda na eficiência.
Provavelmente, em uma visita ao zoológico ou vendo algum documentário, filme ou vídeo relacionado a leões, é possível perceber que na maioria das vezes eles estão deitados.
Para chegar a uma conclusão, entender que os animais têm diferentes jeitos de dormir é vital. Um exemplo são as preguiças, que dormem 40% do tempo e escolhem uma posição não muito comum.
Todos esses pontos são variáveis, então, veja algumas informações sobre o sono do leão e descubra porque ele dorme tanto.
Quantas horas um leão dorme em média por dia?
Um leão dorme, em média, de 13 a 20 horas por dia. Por isso, se enquadra no ranking de animais que mais dormem na natureza.
Por que o leão dorme tanto?
Eles são grandes animais que precisam se alimentar de, no mínimo, 5 kg de carne durante o dia. Há registros de que há indivíduos que conseguem comer mais de 30 kg de uma só vez.
A explicação para tanto sono são esses fatores que juntos objetivam repor energias gastas e manter o corpo em bom funcionamento.
As caças são fundamentais porque na maioria das vezes eles caçam animais maiores ou que correm a uma certa velocidade.
Onde o leão dorme?
Os leões têm o descanso como forma de conservar energia. Por isso, durante o dia é comum encontrar alguns deitados sob árvores, dentro de matas ou até mesmo estirados em locais abertos onde há pouca vegetação.
Qual é o animal que mais dorme no mundo?
Quando surge esse tipo de pergunta, geralmente o primeiro animal que vem à cabeça é o bicho-preguiça. Mas, o posto de animal que mais dorme no mundo não é dele, e sim do Coala.
Os coalas são encontrados na Austrália e são mamíferos marsupiais. Eles dormem 22 horas por dia. O movimento que eles fazem só acontece quando a temperatura oscila.
A dúvida não deve ser apenas: “quantas horas um leão dorme em média por dia?”, pois há outros animais dorminhocos.
Qual é o animal que não dorme?
No mundo animal, muitos animais não dormem de acordo com a definição de dormir, literalmente. Eles costumam entrar em estado de dormência, uma fase em que eles diminuem a temperatura corporal. Essas são características de alguns artrópodes e insetos.
Veja algumas curiosidades sobre o assunto:
Filhotes de golfinhos
Nos primeiros meses de vida eles ficam em estado de alerta e ao lado da mãe o tempo todo.
Tubarões
Eles não dormem por motivos de fisiologia. Para conseguirem oxigênio, eles precisam sempre se movimentar para que entre água pelas brânquias.
Eles podem é diminuir a atividade e o metabolismo em certas regiões.
Girafa
Adentrando profundamente ao reino animal, tem as girafas. Elas não ficam sem dormir, mas dormem muito pouco.
As girafas dormem 2 horas por dia em intervalos de apenas 10 minutos, que são divididos ao longo do dia.
Já se tem conhecimento de que existem animais que dormem de dia e ficam acordados à noite. Comumente, eles são conhecidos como animais de hábitos noturnos.
Para saber mais sobre eles, confira a lista logo abaixo:
Morcegos
Os morcegos são sensíveis à luz do dia e costumam ficar em locais mais escuros. Uma característica é que eles são os únicos mamíferos que voam.
Coruja
A coruja é aquele bicho que tem os olhos arregalados, que não se move e para olhar para as laterais conta com uma imensa agilidade de virar completamente a cabeça.
Vaga-lume
Os vagalumes chamam a atenção pela luz que brilha na parte posterior do corpo, um fenômeno que se chama bioluminescência. Ele só sai à noite.
Furões
São animais muito amigáveis e brincalhões quando domesticados. O hábito é de repousar durante o dia e ficar ligadão à noite.
Sapos
Provavelmente quando esteve em um sítio à noite já ouviu alguns barulhos na beira do lago. Isso porque eles costumam sair à noite para caçar insetos e o clima é melhor por ser ameno e ter umidade alta.
Agora que já sabe quantas horas um leão dorme em média por dia, pode ficar tranquilo. Além disso, quando alguém perguntar, a resposta já estará na ponta da língua.
Isso ajuda principalmente as crianças, que costumam ser as mais curiosas.
Deixe um comentário