Atividades escolares para o dia das mães

O dia das mães é uma das datas comemorativas mais importantes do Brasil, comemorada sempre no segundo domingo do mês de maio – este ano em 11 de maio. A popularidade do dia se deve à grande presença das mães na vida de seus filhos, afinal, se não fossem elas a geração da vida não seria possível.

A data vale para todas as mulheres que são mães de alguma maneira: avós, tias, madrastas.

Dicas para entreter as crianças com o dia das mães

O dia das mães é bastante especial para as crianças, já que a maioria delas tem na figura materna uma grande referência. Nas escolas, todas se preparam para a data fazendo atividades, desenhos e artesanatos. Seguem abaixo, alguns modelos interessantes, criativos e didáticos para oferecer às crianças:

Para as crianças menores, atividades de pintar são as mais indicadas. Elas precisam apenas colorir um desenho já pronto para depois entregá-lo de presente.

Para as crianças mais crescidas, atividades que envolvam figuras para colorir e frases como “Feliz Dia das Mães” são excelentes para promover o desenvolvimento e a interação.

Quando a leitura da classe já está em um nível mais avançado, atividades que incluam poemas para o dia das mães são bem-vindos. Eles ajudam a expressar toda a magia presente na data que muitas vezes as crianças se sentem tímidas para expressar.

Oferecer uma flor é uma maneira gentil de felicitar as mães. No caso das crianças, a flor pode ser de papel: basta imprimir um desenho juntamente com um cartão. Os pequenos vão adorar participar da confecção do presente.

O mais importante de tudo, independentemente do desenho, é envolver a criança na atividade de escolher as cores, colorir, preencher e escrever. Assim, ela vai se sentir realmente responsável pelo presente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.