Atividades sobre Consciência Negra para Educação Infantil

As atividades sobre consciência negra na escola foram impulsionadas pelas leis nº 10.639/03, que instituiu o dia da consciência negra (20 de novembro), que tornou obrigatório o ensino da história e da cultura afro-brasileira e africana nas escolas, reconhecendo a importância da cultura negra na formação da sociedade brasileira.

Diante disso, resolvemos expor algumas ideias para que você, como educador, possa abordar essa temática e promover boas atividades sobre consciência negra na sua escola. Afinal, trata-se de um tema muito importante, e saber como integrar os alunos em projetos interessantes, pode ser uma forma muito eficiente de ensinar sobre esses assuntos.

Como trabalhar o dia Consciência Negra na escola

Dentro do rol das atividades sobre consciência negra na educação infantil, existem inúmeras formas de abordar o tema e trabalhá-lo em sala de aula. Obviamente, a escolha das atividades deverá levar em consideração a faixa etária dos alunos.

Mesmo assim, de modo geral, para abordar esse tema, o ideal é estabelecer um elo entre as coisas de origem africana e as coisas que encontramos em nossa sociedade hoje em dia. Com isso, os alunos poderão visualizar como a cultura dos povos africanos está presente em seus cotidianos e como ela foi capaz de influenciar a nossa sociedade.

atividades sobre consciência negra
(Foto: Atividades para Professores)

Além disso, como o dia da consciência negra é um evento especial, é possível promover uma espécie de “Semana da Consciência Negra” e integrar toda a escola. Nesses casos, a ideia é criar um evento no qual todas as turmas realizem projetos, apresentações, painéis, etc. a fim de celebrar essa data importante com muito respeito e curiosidade.

Dicas de atividades sobre Consciência Negra

Conforme foi dito, as atividades sobre consciência negra podem assumir diversas formas e padrões. No entanto, existem algumas ideias que acabam se destacando por seu enorme potencial lúdico.

Aliás, algumas dessas ideias ajudam a integrar o conteúdo a certas disciplinas de uma forma mais pontual.

Confira abaixo algumas dicas:

  • Rodas de leitura: Com indicação do livro “Menina Bonita do Laço de Fita”;
  • Exibição de filmes com protagonistas negros ou que contem a história dos povos africanos. Nesse caso, o filme Pantera Negra, lançado recentemente, pode ser um bom exemplo;
  • Criação de glossários com palavras de origem africana que são utilizadas no dia a dia;
  • Apresentação com o mapa do continente africano, mostrando as localizações, curiosidades, histórias, etc.;
  • Criação de painéis, cartazes, murais, pintura e afins, contando a história de grandes personalidades negras e suas contribuições para o mundo;
  • Propor redações com o tema da igualdade racial.

Exemplos de músicas sobre a Consciência Negra no Brasil

Como sempre, as atividades que envolvem música costumam empolgar os alunos e se destacar mais do que as outras. Felizmente, quando são atividades sobre consciência negra, não faltam músicas para embalar os assuntos e incitar muitas reflexões.

Exemplos de músicas sobre a Consciência Negra
(Foto: Pinterest)

E claro, nada impede o seu evento de contar com rodas de capoeira que, além de apresentar a arte marcial, irão promover uma cantoria inesquecível.

De qualquer modo, existem ainda alguns bons exemplos de canções que abordam essa temática e que podem ser interpretadas de diversos modos para promover belas discussões dentro da sala de aula. Veja abaixo:

  • Tributo a Martin Luther King – Wilson Simonal;
  • A Mão da Limpeza – Gilberto Gil;
  • Mandamentos Black – Gerson King Combo;
  • O Canto das 3 Raças – Clara Nunes;
  • Nego Drama – Racionais Mc’s;
  • Sorriso Negro – Dona Ivone Lara;
  • Alma Negra – Izalú;
  • Mulheres Pretas – Lady Rap;
  • Consciência Negra – Soul Reggae.

Portanto, as atividades sobre consciência negra podem assumir diversas formas e ser abordadas sob inúmeras óticas diferentes, integrando-se às disciplinas de forma natural. Assim, esperamos que as dicas e informações apresentadas aqui tenham servido para lhe dar a inspiração necessária para promover belos eventos e levar seus alunos a conhecer e respeitar ainda mais a cultura negra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *