Como fazer horta no quintal gastando pouco

Ter sua própria horta é muito bom e gera excelente economia. Cultivar seus produtos livres de impurezas, pragas e agrotóxicos, é alternativa para melhorar a qualidade de vida e ter mais sabor em seus pratos. Sem contar que sua saúde agradecerá pelo consumo de alimentos saudáveis.

Fáceis de montar e cultivar, as pequenas hortas agregam valores a seu espaço e não produzem qualquer incômodo dentro de casa. Independente de você morar em casa ou apartamento, é possível  fazer o cultivo, sem esforços e perda de tempo.

Foto: @deusa_cakes11

Por isso, venha conhecer mais sobre como fazer horta no quintal e dicas para manter suas plantações vivas e saudáveis. E saboreie alimentos deliciosos no almoço ou jantar.

Como fazer uma pequena horta no meu quintal?

Para fazer sua horta, é preciso conhecer detalhes para que faça o cultivo apropriado e mantenha os produtos sempre à mão quando precisar. A horta necessita de cuidados na fase em que as sementes ou brotos são plantados até o momento da colheita. E o tempo para que os ramos desabrochem e possam ser retirados, é fundamental para que a planta esteja no ponto para ser retirada.

Foto: @fatma_anadan

Seguindo os passos, não há erro e estará garantida a qualidade e sabor das hortaliças. A primeira coisa a fazer é delimitar o espaço perfeito em seu quintal. Se o local for pequeno, opte pelas hortas suspensas, que trarão muito charme ao ambiente. Confira a seguir como preparar e ter sucesso com sua horta.

Preparação da terra

Após escolher o lugar para a horta, é hora de cuidar da terra. Ela precisa ser rica em nutrientes que contribuam com o crescimento dos brotos e plantas. Para a adubagem, a dica é usar terra vegetal, húmus de minhoca ou adubo pronto. Assim, fica garantida a vida saudável das plantações.

Sementes

Essa parte é muito importante. Para que as sementes possam germinar, use vasos pequenos, sementeiras, potinhos ou caixas de ovos. Lembre-se de fazer pequenos furos para que não acumule água em excesso e venha apodrecer as raízes e sementes.

Ponha a terra nos recipientes e pulverize com borrifador. Faça pequenos furos na terra e ponha até quatro sementes. Cubra as sementes com a terra e pulverize novamente. Quando houver a germinação, transfira para a horta que vai criar.

Regas

Como ficarão expostas às variações climáticas, essas pequenas plantas gostam de muita água. O ideal é regá-las duas vezes ao dia, de manhã cedo e no fim da tarde após o sol baixar. Se puder, faça um pequeno sistema de irrigação programável, que vai liberar água em quantidade certa para as plantações.

Dicas de hortas para iniciantes

Para saber como fazer horta no quintal, preste atenção. É a primeira vez que fará sua própria horta? Então, deve observar para que não hajam imperfeições em suas plantações. Seguindo os passos do tópico anterior, não terá erro na produção e terá a horta como sempre quis.

Entretanto, precisa de alguns detalhes que não podem passar despercebidos. Antes de iniciar as plantações, pesquise e converse com especialistas no assunto. Não basta apenas fazer a horta e é de extrema necessidade que fique atento ao crescimento das plantas.

Foto: @hortadecasa_organica

Para que nada saia errado, siga sempre os passos para manutenção da horta na fase inicial. Se você curte plantas, entenderá que mantê-las vivas e bonitas é tão necessário quanto cuida de sua aparência. E tenha paciência, pois muitas espécies precisam de até 60 dias para a colheita.

O que plantar na horta do quintal?

Esta é a melhor parte. É para usar a criatividade. E também, priorizar seus alimentos de consumo diário que não podem faltar no preparo dos pratos. Dentre os especiais, há uma série de sementes que pode plantar.

Foto: @hortadaraii

– Cebolinha

– Salsa

– Hortelã

– Manjericão

– Tomilho

– Alface

– Beterraba

– Cenoura

Para tanto, é preciso que observe a forma de cultivar cada uma delas. Algumas são sensíveis ao sol em excesso e outras pedem mais consumo de água. Se puder manter em hortas separadas será bom. Ou então, dê preferência a produtos que precisem de manutenção por igual.

Como fazer uma horta no chão do quintal?

Se o quintal possui pequenos jardins, poderá criar sua horta diretamente no solo. Para tanto, é preciso seguir os passos de preparação da terra e não misturar as pequenas plantações com outras plantas. As hortas devem ser cultivadas longe de outras espécies, para que a qualidade dos brotos e ramos não seja comprometida.

Siga os mesmos passos de preparação da terra e colocação das sementes. Faça as regas diárias e duas vezes ao dia. Mantenha a luminosidade do ambiente e acompanhe o crescimento. Se houver imperfeições, refaça a plantação.

Como fazer uma horta no quintal com vasos?

Se seu quintal tem pouco espaço, não há problema. Você pode cultivar sua pequena horta em vasos.  No mercado há produtos específicos para hortas, sem você se preocupar com tamanho ou manutenção. Entretanto, é preciso ficar atento aos detalhes dos vasos.

Escolha vasos em plásticos. Os de cerâmica são bons, mas lembre-se que eles acumulam muita umidade, o que pode prejudicar o crescimento das plantas. Confira os furos.

Siga os passos para o preparo da terra. Porém, os vasos pedem camadas de brita ao fundo antes do adubo. Serve para ajudar no dreno e evitar acúmulo de água. Misture e mexa bem a terra antes de plantar as sementes. Não deixe formar bolas.

Coloque as sementes em cada vaso, ao menos quatro sementes, e faça a manutenção da plantação. Não esqueça das regar. E quinzenalmente reponha o adubo, pois a planta consome os nutrientes da terra.

Como fazer uma horta de temperos?

Para fazer sua pequena horta de temperos, é importante seguir detalhes que são diferentes de algumas plantações. Precisam em geral de luz indireta, sem exposição à luz solar. Confira dicas de temperos.

– Boldo

– Alecrim

– Hortelã

– Salsa

– Pimenta

– Orégano

Use jardineiras ou plante direto no solo. E como as plantações não precisarão de luz solar, ao fundo dos vasos coloque areia e palha antes da terra.

Após, basta plantar as sementes. E cuide da manutenção com a rega apropriada para cada tipo de plantação de temperos. Agora que aprendeu sobre como fazer horta no quintal, aproveite.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.