Como cultivar uma horta em apartamento com pouco espaço

Você já deve ter planejado criar uma pequena horta em apartamento. Se você mora em edifícios, criar horta em apartamento deve ser tarefa complicada. Mas não é. Mesmo com espaços delimitados, independente do tamanho de seu imóvel, é possível cultivar seus próprios alimentos de forma prática e organizada.

Com criatividade e disciplina, você pode montar sua horta e aproveitar os benefícios que ela traz. Plantar sementes, adubar a terra, regar e tomar os principais cuidados básicos, farão a diferença na hora da colheita. Sem contar que seus produtos estarão livres de impurezas, pragas e agrotóxicos.

Inicialmente, você precisa dispor de áreas ventiladas e com iluminação. Os cuidados com a exposição ao clima também são importantes. Se tiver varandas ou pequenas sacadas, ótimo. Se sua cozinha atender às regras, perfeito. São espaços ideais e funcionais.

Foto: @figleafgarden

No artigo de hoje, vamos dar dicas para que você aprenda a fazer e cultivar sua horta em apartamento. Continue a leitura.

O que plantar em uma horta em apartamento?

Ter produtos frescos extraídos de sua horta é sensacional. Tomates, verduras, legumes, salsinha, manjericão, entre tantas possibilidades, fazem a diferença na hora da alimentação. E o que melhor, livres de agrotóxicos. Confira.

horta para apartamento
Foto: @hortaempeqnosespacos

Salsinha e cebolinha

Elas compõem o tradicional cheiro verde, além de serem um delicioso tempero para cozinhar. São plantações que podem estar no mesmo vaso, sem problemas. E não necessitam de muita água ou sol.

horta em apartamento com garrafa pet
Foto: @hortajardinagem

Manjericão

O Manjericão é bastante usado para molhos de tomate. Suas folhas possuem intenso aroma, que podem deixar um agradável perfume no espaço. São necessários cuidados para seu cultivo, como expor ao sol por no máximo quatro horas e de preferência de manhã. Deve ser cultivado sozinho no vaso, porque cresce rápido. Regue de três a quatro vezes por semana, ou quando a terra estiver seca.

Tomate-cereja

O simático tomate-cereja pede cuidados mais intensos. Pro ser especial, precisa de pelo menos seis horas de sol por dia e precisa ser regado cinco vezes por semana. É uma espécie que exigirá cuidados intensos de seu criador. Seguindo as dicas, sua salada de tomate diária estará garantida.

Alface

Esse vegetal é campeão nos pratos de salada. Com poderes terapêuticos que trazem tranquilidade, para cultivar alface em casa é preciso ter muita luminosidade. Pode ficar exposto no sol da manhã por até cinco horas.

Foto: @horta_organica__

Espinafre

Rico em fontes de energia, o espinafre é um excelente item para horta em apartamento. São fáceis de manter, porque não precisam ficar expostos ao sol. Mas devem sempre estar na claridade. Apenas regar a cada dois dias.

Rúcula

A rúcula possui mais desenvolvimento entre outono e primavera. Para cultivar, deixe no sol da manhã por três horas ou na luz indireta. Precisa estar sempre úmido, mas não molhe em excesso.

Alecrim

É perfeito no preparo de carnes ou frango. Com aroma e sabor apurados, não precisa ficar exposto ao sol. Mantenha na claridade e em locais arejados, como na cozinha.

Hortelã

Bastante aromática e refrescante, a hortelã é perfeita para o cultivo. Mas é preciso cuidados em seu cultivo. Como necessita ser regado a cada dois dias, o vaso deve ter sistemas de drenagens para não acumular água. Pode ser criada no sol ou na sombra.

Foto: @cultivo_de_planta

Orégano

O orégano é especial. Precisa estar no sol diariamente. Quanto mais exposto à luz solar, mais saborosas ficarão suas folhas. E deve sempre estar úmido.

Como criar um kit horta em apartamento

Em geral, os espaços para cultivar horta em apartamento não costumam ser grandes. O ideal é montar kits verticais para o caso de varandas ou sacadas. Com as áreas externas do apartamento oferecem mais ventilação e claridade, montar uma horta vertical é excelente opção.

Foto: @horta_mundoverde

As hortas verticais permitem serem feitas de várias formas. Fixas e presas às paredes, pequenas estantes, bancadas ou em treliças personalizadas. Os vasos podem ser de diferentes tamanhos ou cores. A distribuição e organização ficam de acordo com a criatividade. Veja alguns exemplos de kit horta em apartamento.

Veja as dicas da Marieli Mallmann

Horta em apartamento com pouco sol

Se seu apartamento possui pouca entrada de luz solar ou não há qualquer incidência de sol, não se preocupe. Você pode criar sua horta, desde que siga algumas regras que ajudarão a manter o frescor e plenitude de suas plantações.

horta em apto pequeno
Foto: @hortaoriginal

Existem ervas mais indicadas para essa ocasião. Se plantou sementes e elas não crescem, pode ser que a falta de luminosidade esteja afetando o desenvolvimento.

horta em apartamento pequeno
Foto: @samuelhortaorganica

Veja a relação de hortaliças mais indicadas para o cultivo de horta em apartamento com pouco sol. Lembre-se, nada de escuridão.

* Hortelã

* Orégano

* Acelga

* Alecrim

* Alface

* Beterraba

* Boldo

* Cebolinha

* Chicória

* Rúcula

Ideia de horta em apartamento com garrafa Pet

As garrafas Pet são excelentes dicas para montar sua horta em apartamento. Por serem práticas e fáceis de preparar, são reaproveitáveis e ajudam o meio ambiente.

horta em varanda de apartamento
Foto: @_biogarden_

Bastar cortar a garrafa Pet na altura e tamanho que desejar e preparar a terra de acordo com a plantação. Lembre-se de fazer furos na base para eliminar o excesso de água. Podem ser distribuídas na vertical, no chão ou serem suspensas. E poderá personalizar os vasinhos com pinturas.

Veja como a Helena Feltrin fez:

Melhores vasos para horta em apartamento

Você deve estar se perguntando se há dicas de vasos para horta em apartamento. Em geral valem os vasos em cerâmica, pois retém mais umidade e são mais práticos. Veja.

horta em vasos para apartamento
Foto: @gizelepolt

* Escolha vasos com furos na base

* Os vasos devem ter de sete a 15 centímetros de profundidade para desenvolvimento das raízes.

* É possível plantar mais de uma espécie, de acordo com o tipo de plantação e tamanho do vaso.

Veja como fazer com a Minhas Plantas:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.