Como limpar cooktop rápido e bem simples


By on 6 de outubro de 2020

Saber como limpar cooktop rápido e bem simples pode ser de uma enorme ajuda para quem gosta de passar horas e horas cozinhando.

O cooktop é um produto que não pode faltar nas cozinhas modernas hoje em dia.

Ele consegue ajudar qualquer cozinheiro e diferente de um fogão que possui mesa e fornos embutidos, o cooktop possui dois tipos, o por indução e o a gás, assim como os fogões tradicionais.

Muito utilizado nas cozinhas que possuem pouco espaço, conhecidas por cozinhas planejadas; logo saber métodos para limpa-lo de forma rápida e eficiente vem a calhar.

como limpar cooktop de inox

(Foto: @casinhadahenndy)

Está interessado em saber como limpar o seu cooktop de forma rápida e bem simples? É isso que ensinaremos para você por meio desse artigo.

Passo a passo como limpar cooktop

A nossa vida é uma enorme correria; logo, técnicas que irão poupar nosso tempo são sempre bem – vindas, não é mesmo?

E se eu dissesse para você, que existe um método para que você possa limpar o seu cooktop em apenas 5 minutos? Uma limpeza rápida e simples, que pode ser feita logo após o uso.

coocktop

(Foto: Organize sem Frescuras!)

Mas se você estiver com tempo de sobra, você pode remover todas as pecinhas e lavar uma por uma, que é o ideal a se fazer, já que é altamente eficiente.

Agora falando sobre a técnica para que você possa limpar o seu cooktop em apenas cinco minutos, você irá começar é organizando todos os seus itens e utensílios que vão ser utilizados, tentando deixar próximo do fogão.

Passo a Passo

Passo 01- Você irá remover as grades do fogão, deixando-as todas em um tanque, que é maior do que uma pia normal, podendo deixa-las todas juntas.

Passo 02- No tanque você irá colocar água quente, vinagre branco e detergente concentrado, para deixar as grades de molho enquanto você fará a limpeza do fogão.

Passo 03- Para limpar o fogão, borrife água morna com vinagre branco de álcool. E com um pano macio ou com um pedaço de papel toalha, você irá tirar toda a mistura.

Passo 04- E em seguida, com uma esponja não abrasiva junto com detergente concentrado, você irá espalhar toda a superfície.

Passo 05- Agora a dica fundamental, é utilizar um pano seco para remover toda espuma e depois você irá pegar um pano torcido que ficou de molho em água morna, para tirar o resto do produto que acabou ficando no seu cooktop.

Passo 06- E para finalizar você irá passar o pano seco novamente, enxaguar as grades que estavam de molho e está pronto. O seu cooktop ficará limpo e muito brilhante.

Caso você queira ver um vídeo explicando e demonstrando melhor, entre no canal Organize sem Frescuras! Para isso, basta Organize sem Frescuras: 

Dicas de como limpar cooktop por dentro

Existem algumas dicas que podem te ajudar a preservar ainda mais o seu cooktop, como por exemplo, quando você remover as peças, utilize uma mistura de água e detergente neutro.

como limpar cooktop por dentro

(Foto: @docelar206)

Nunca utilize produtos, como amônia e ácidos para limpar o seu forno, pois eles podem afetar o acabamento do seu equipamento.

Para limpar os restos de alimentos, utilize um pano ou uma esponja, pois se o alimento estiver seco ou endurecido, pois desse modo o seu cooktop não será riscado.

como limpar cooktop muito sujo

(Foto: @apartamento.sete)

Também é importante que você seque o seu aparelho utilizando um pano seco, para que evite manchas causadas pelos produtos de limpeza e água.

Por fim, chegue se não possui nenhum tipo de resíduo no queimador, pois esses resíduos podem prejudicar as chamas.

Sugestões de como limpar cooktop indução

É importante ter um cuidado a mais na hora de limpar um cooktop de indução, já que esse produto é diferente do cooktop que estamos acostumados a ver.

como limpar cooktop por indução

(Foto: @meu_lar_meu_cantinho)

Primeiramente, é importante que você saiba que não deve utilizar objetos metálicos para realizar a limpeza, pois além de ser muito perigoso, pode acabar fazendo com que ele perca a função de condução de calor por metais.

Outra sugestão que damos, é esperar o seu cooktop esperar esfriar para começar a limpar, já que o choque térmico pode causar manchas irreversíveis em você.

Quando for limpar, utilize apenas esponjas não abrasivas, panos úmidos com o auxilio de sabão ou detergente neutro. Lembrando que não pode aplicar água diretamente, pois ela pode penetrar o seu equipamento, logo, danificará as estruturas elétricas.

E quando for esfregar utensílios de limpeza, não aplique muita pressão sobre o seu cooktop.

Veja dicas de Como Limpar Cooktop de Indução do canal Comer, Amar e Viajar:

Fazer a limpeza se um cooktop precisa, sim, tomar cuidados na hora de realizar a limpeza, pois não se trata de qualquer equipamento. Isso faz com que a procura sobre “como limpar cooktop rápido e bem simples” seja feita pelas pessoas que o possuem.


Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

!-- Taboola Lateral-->