Cronograma de limpeza: como montar e organizar as tarefas domésticas

Montar um cronograma de limpeza é algo muito fácil e prático para o dia a dia das donas de casa e para a limpeza das empresas.

Esse tipo de cronograma ajuda as pessoas a manterem uma rotina equilibrada e organizada, distribuindo melhor as atividades que precisam ser desenvolvidas na faxina.

Na maioria das vezes, esses cronogramas são feitos semanalmente, mas podem ser feitos por quinzenas ou de forma mensal.

Nesse artigo iremos mostrar algumas ideias de como montar um cronograma de limpeza funcional e prático para que você ganhe tempo e faça as atividades com mais dedicação e excelência.

Dicas de como montar um cronograma de limpeza doméstica

Como observamos, o cronograma de limpeza é um tipo de planilha própria para manter a casa ou outros tipos de ambientes organizados e limpos.

mulher abraçada com produtos do cronograma de limpeza

Esses cronogramas podem ser criados pelas donas do lar, mamães, empresários, supervisores ou por qualquer pessoa que deseja deixar um espaço mais limpo e organizado.

Se você deseja ter um ambiente mais organizado, limpo e aconchegante, veja algumas dicas de como elaborar cronogramas de limpeza funcionais para usar da maneira que preferir, seja semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente.

Dentre as principais dicas a serem seguidas no momento de elaborar seu cronograma de limpeza, podemos destacar os seguintes tópicos:

  • Liste todas as atividades domésticas que tem em seu lar para ter maior controle sobre o que fazer: dessa forma você evita esquecer algumas atividades menos comuns, como limpar em cima de guarda roupas ou armários.
  • Defina a frequência de cada atividade: Você pode criar o cronograma semanal ou da maneira que preferir, mas as atividades não precisam se repetir sempre, pois algumas limpezas são feitas com menor frequência, como é o caso da limpeza interna da geladeira e das cortinas por exemplo.
  • Estabeleça uma rotina: isso serve para que você tenha o cronograma de limpeza como um hábito.
  • Divida as atividades domésticas do cronograma com os demais integrantes da casa: todos devem ter seu papel na organização e limpeza do local.
  • Tenha ao seu alcance todos os materiais necessários para realizar a limpeza: baldes, vassoura, rodo e panos próprios para diferentes superfícies. Lembre-se de trabalhar com materiais ergonômicos, pois dessa forma você estará organizando sua casa e preservando sua saúde.
  • Escolha os materiais de limpeza de sua preferência e tenha sempre produtos específicos para determinados tipos de limpeza.

Além dessas dicas, muitas outras podem ser seguidas como as marcas dos produtos e materiais para que suas atividades domésticas sejam menos trabalhosas e mais rápidas, poupando tempo principalmente de quem trabalha fora.

Como organizar um cronograma de tarefas domésticas para quem trabalha fora?

As pessoas que trabalham fora têm sempre a dificuldade de conciliar os afazeres de casa com a rotina de serviço diária.

Muitas vezes ao chegar do serviço, as pessoas estão cansadas e indispostas, e se sentem exaustas para começar uma nova atividade, como é o caso das atividades domésticas.

mulher limpando a mesa no dia do cronograma de limpeza

Uma forma de ajudar as pessoas que trabalham fora a manter a casa organizada e limpa é adotar o cronograma de limpeza, pois com ele as atividades são divididas em dias da semana, quinzena ou mês e assim, as atividades se tornam menos cansativas.

Se você trabalha fora e deseja criar um cronograma de limpeza efetivo e fácil, pode começar selecionando quais atividades deseja fazer aos finais de semana, pois é quando você terá maior tempo para cuidar da sua casa.

Para os finais de semana procure fazer atividades como: lavar roupas, lavar o banheiro, trocar as roupas de cama e as toalhas entre outras atividades que demandem mais tempo e dedicação.

Selecione essas atividades mais complexas para esses dias, pois no decorrer da semana, você estará livre delas.

No decorrer da semana procure manter as atividades de arrumar a cama, arrumar a cozinha, ajeitar os cômodos da casa guardando bagunças, varrer e tirar a poeira por exemplo.

Se conseguir manter essa rotina, realizando cada atividade em um dia da semana, sua casa estará sempre limpa e organizada e você poderá desfrutar de mais tempo de descanso entre o serviço de fora e os serviços do lar.

Cronograma de limpeza doméstica semanal para imprimir

Apesar de muitas pessoas preferirem criar seu próprio cronograma de limpeza, algumas mulheres não têm tempo para isso e preferem encontrar modelos prontos e apenas seguir.

cronograma de limpeza para imprimir

Se você pesquisar na internet por cronograma de limpeza doméstica, certamente encontrará muitos modelos e dessa forma você só precisa decidir qual cronograma melhor se encaixa em sua rotina de vida.

Ao escolher um tipo de cronograma, você pode segui-lo corretamente ou fazer algumas modificações de acordo com suas necessidades e da sua casa ou ambiente que deseja organizar e limpar.

Antes de criar seu cronograma de limpeza semanal lembre-se de ter em mente o tempo que você tem para cada atividade, pois é preciso que o cronograma seja feito de acordo com sua rotina e tempo de serviço.

Dessa forma, procure dividir as atividades com as pessoas que moram com você e divida de acordo com seu tempo disponível para a realização das atividades, pois você precisa ter um tempo para descansar também.

Como fazer o cronograma de limpeza de uma empresa?

Embora pareça que o cronograma de limpeza é um tipo de organização destinada exclusivamente para as casas de família, isso não é verdade, pois esse tipo de atividade pode ser feito em qualquer local.

mulher segurando produtos para faxina na empresa

Se você tem uma empresa ou é gerente de uma, pode sugerir a implantação desse tipo de organização para manter o local organizado, limpo e aconchegante tanto para os funcionários quanto para os clientes.

O cronograma de limpeza pode ser seguido por todos os funcionários e os ensina a ter responsabilidade e organização com o ambiente em que trabalham.

Ter um cronograma de limpeza para cada setor da empresa é de extrema importância para o bom convívio entre funcionários e entre todas as pessoas que frequentam o local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.