Como tirar mofo da parede: dicas fáceis com produtos baratos


By on 15 de janeiro de 2020


Dificilmente alguma casa está livre do mofo, então saber como tirar mofo da parede é um truque indispensável para evitar estas manchas e evitar eventuais problemas de saúde.



O mofo nada mais é do que um tipo de fungo, assim como os bolores por exemplo. No entanto, a presença do mofo nas paredes não pode ser negligenciada pelo dono da casa.

Entre os males que o mofo pode proporcionar destacam-se a rinite, alergias, dores de cabeça e piora da asma. Em um pior cenário o mofo provoca sérias infecções e pode, inclusive, aumentar as chances de pneumonia.

Dessa forma, os ambientes devem ser mantidos limpos para evitar a proliferação destes fungos. Se você ainda não sabe como fazer isso, confira algumas dicas caseiras.

Como tirar mofo da parede com vinagre?

Uma das técnicas mais usadas e práticas é a limpeza ou remoção do mofo da parede usando o vinagre.

A receita é bem simples, basta adicionar aproximadamente 250 ml (um copo americano) de vinagre em um borrifador.

Truques caseiros de como tirar cheiro de xixi de gato.

Uma dica muito importante: não dilua o vinagre com água. Para surtir o efeito desejado o vinagre deve ser aplicado sem ser diluído com nenhum outro produto.

mofo na parede faz mal

(Foto: The Spruce)

Aplique o vinagre em toda a região que o mofo se encontra, deixe por 5 a 10 minutos. Passado este tempo, passe um pano umedecido sobre o mofo para removê-los.

Repita esse procedimento até que todo o mofo seja retirado da parede.

A razão para se utilizar o vinagre nesta situação é que ele possui entre as suas propriedades a capacidade antifúngica, ou seja, o poder de eliminar fungos, tais como mofos e bolores.

Como remover mofo da parede do banheiro?

Um ambiente úmido como o banheiro é muito propenso para o surgimento de mofo. Mas, sua remoção não é trabalhosa.

Muitas técnicas caseiras podem ser aplicadas na limpeza do banheiro, a fim de remover o mofo. Até mesmo o vinagre citado anteriormente.

Contudo, para este ambiente em particular, o bórax é o produto mais sugerido. O bórax é um pó químico que é facilmente encontrado em lojas de produtos de limpeza.

como tirar mofo da parede com vinagre

(Foto: Home Beautiful)

Este produto possui propriedades inseticidas (repelem com eficiência insetos) e também é fungicida, capaz de eliminar fungos.

Para isso, faça uma mistura de cerca de 200 ml do bórax em 4 litros de água. Coloque esta mistura em um borrifador e aplique esse produto pela área mofada. Não é necessário passar pano.

Veja receitas fáceis de como fazer sabonete líquido caseiro.

Como tirar mofo da parede com água sanitária?

A remoção do mofo das paredes com uso da água sanitária é muito prático. Para tanto, precisa-se apenas de um borrifador, água sanitária (sugestão de 250 a 500 ml, de fato vai depender do tamanho da mancha provocada pelo mofo). Além de uma luva de plástico e um pedaço de pano.

Comece fazendo a aplicação da água sanitária com o borrifador no local do mofo. Após a aplicação, assim como a técnica com o vinagre, deixe passar um pequeno intervalo de tempo e só depois, passe o pano limpando o mofo.

Como tirar mofo da parede com água sanitária

(Foto: Medical News Today)

Repita o procedimento até a retirada de toda a mancha da parede.

A luva de plástico é indicada para que sua pele não entre em contato com este tipo de fungo.

Como limpar mofo da parede para pintar

Antes de pintar a parede deve-se remover todo o mofo que pode ser feito através do uso de algumas receitas comentadas nos tópicos anteriores, ou com uma solução feita com bicarbonato de sódio com vinagre.

Essa mistura pode ser aplicada diretamente no local do mofo. Para retirar basta utilizar um pano ou esponja.

Como fazer sabão em pó caseiro: receitas

Mofo na parede faz mal para a saúde?

Morar em uma casa com problemas de umidade e mofo nas paredes e pisos é um risco para a saúde. Isso porque, o mofo se desprende no ar e contamina todo o ambiente.

Essa contaminação provoca irritações nas vias respiratórias, causa problemas oculares, pneumonia e asma.

como tirar mofo da parede

(Foto: Cookist)

E esse problema afeta com mais frequência crianças, idosos e gestantes.

Saber como tirar mofo da parede pode também ser uma alternativa para economizar no uso de produtos de limpeza para casa.




Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

!-- Taboola Lateral-->