Desenhos Kawaii Passo a Passo: dicas para desenhar e colorir

Aprenda a fazer e colorir desenhos kawaii de maneira simples e divertida, com base em moldes simples para iniciantes

By on 11 de janeiro de 2019


Os desenhos kawaii são excelentes opções para quem deseja desenhar e colorir. Afinal, esse desenhos curiosos apresentam traços simplificados, muitas cores e algumas características que fazem com que as pinturas fiquem muito divertidas.



Por esse motivo, resolvemos apresentar para você o que são, efetivamente, esses estranhos desenhos kawaii. Com isso, você terá uma noção perfeita de como eles são criados, suas origens, cores, etc. Enfim, esse guia será essencial para você se divertir ao máximo com esses desenhos fofinhos.

O que são desenhos Kawaii?

A palavra kawaii tem origem japonesa e, em uma tradução literal, quer dizer bonito. Mas dizer que desenhos kawaii significa apenas desenhos bonitos, seria deixar de lado um aspecto muito curioso da cultura japonesa.

Para começar, é necessário entender que kawaii é uma expressão muito utilizada pelos jovens japoneses, e geralmente é utilizada para qualificar personagens de animes e mangás. Isto é, sempre que surgir a palavra kawaii, estaremos nos referindo a algo gracioso, adorável, fofinho.

desenhos kawaii

(Foto: Amino Apps)

Não à toa, o termo, nos mangás e animes, é utilizado para caracterizar roupas, objetos, animais e bichinhos.

Além disso, o termo kawaii também é utilizado para caracterizar pessoas com traços infantis, inocentes ou, até mesmo, as pessoas mais tímidas. Por isso, em resumo, os desenhos kawaii terão como características os traços infantis e as expressões consideradas bonitinhas.

Melhor ainda, quando você observar um desenho e sentir algo do tipo “Awn! Que bonitinho!”, esse será um desenho kawaii.

Desenhos Kawaii passo a passo

Agora que você já sabe o que são os desenhos kawaii, podemos começar a colocar a mão na massa. Nesse caso, a etapa inicial será aprender como desenhar algo considerado kawaii. Para tanto, devemos sempre ter em mente que o objetivo é deixar o resultado final bem fofinho.

Desse modo, para iniciarmos o nosso treinamento nas artes dos desenhos kawaii, será necessário seguirmos os seguintes passos:

  • Os olhos devem ser brilhantes: Geralmente os olhos são pequenos círculos ou, quando fechados, traços na forma da letra U, com traços representando os cílios;
  • As bocas são simples: Um sorriso em formato de U ou um meio-círculo já serão suficientes;
  • A cabeça é desproporcional em relação ao corpo: Essa característica é herdada dos desenhos japoneses. Nesse caso, os desenhos kawaii mais bonitos têm cabeças arredondadas. Obviamente, tudo dependerá do desenho que se quer fazer;
  • Traços infantis: Seja qual for o desenho, faça o possível para deixar tudo com um caráter extremamente infantil. Lembre-se de simplificar as formas e de colocar poucos detalhes.

Veja o passo a passo em vídeo do canal Manual de um Desenhista e aprenda:

Dica de como colorir

Para encerrar, podemos começar a colorir os nossos desenhos kawaii. Aliás, essa é uma etapa muito importante, já que, por conta dos traços simples, são as cores e suas tonalidades que irão adicionar maiores detalhes aos desenhos.

De qualquer modo, quando formos começar a colorir, é bom termos sempre em mente que o desenho deve parecer infantil. Ou seja, a leveza e a delicadeza da pintura serão essenciais para que essa característica seja mantida.

Mesmo assim, uma excelente dica é pintar o desenho do mesmo modo que nossas mães nos ensinaram a pintar mapas: colorindo as partes próximas dos traços de forma mais escura. Isso dará um efeito de “highlight”. Com base nessa mesma ideia, é possível criar algumas sombras leves para criar um efeito mais volumoso no desenho.

Felizmente, existem belos exemplos de desenhos kawaii. Dessa forma, bastará procurar por um modelo que lhe interessa para você poder utilizar como referência. Após algum tempo treinando, os seus desenhos kawaii ficarão realmente kawaii, pode apostar!

Agora escolha alguns desenhos Kawaii, imprima e comece a colorir:

desenhos kawaii de corações

(Foto: Pinterest)

desenhos kawaii para colorir

(Foto: bevilacqua)

desenhos kawaii para imprimir

(Foto: LitlePups)

unicornio kawaii

(Foto: bloggerclub)

nuvem com arco iris kawaii

(Foto: masukpakeko)

animais kawaii

(Foto: bracketsmackdown)

Portanto, espero ter lhe ajudado a conhecer os desenhos kawaii e os primeiros passos para você colocar em prática essa atividade. Desejo a você bons momentos com seus desenhos e pinturas e repito: treinar será essencial!




Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

!-- Taboola Lateral-->