Pontilhismo: o que é, quem criou, como fazer, desenhos para colorir

Conheça a técnica do Pontilhismo e aprenda a fazer passo a passo desenhos encantadores e fáceis de fazer

By on 14 de setembro de 2018


O Pontilhismo é uma técnica de pintura capaz de provar que a simplicidade pode se transformar em um projeto extremamente complexo e, sem dúvidas, muito bonito. Afinal, quem imaginaria que, ao somar diversos pontos de tinta em uma tela qualquer, seria possível criar verdadeiras obras de arte?



Sendo assim, para nos aprofundarmos um pouco mais nesse assunto, resolvemos criar esse pequeno resumo sobre o Pontilhismo. Portanto, se você tem a intenção de matar a sua sede de curiosidade ou alimentar os seus ímpetos artísticos, a sugestão é que não deixe de ler até o fim.

O que é Pontilhismo e quem criou?

Assim como costuma acontecer com as diversas expressões artísticas, é muito difícil dizer, de forma assertiva, o verdadeiro criador do pontilhismo. Isso acontece, pois a técnica, em si, foi baseada na lei das cores complementares, proposta pelo químico Michel Chevreul.

No entanto, como técnica artística, tudo indica que o pontilhismo teve origem na França, em certa altura do século XIX. Geralmente, os pintores Georges Seurat e Paul Signac são os nomes mais citados entre os impulsionadores dessa técnica, com Seurat levando certa vantagem entre os dois.

pontilhismo simples

(Foto: Depositphotos)

Principais artistas

Talvez pela qualidade de suas obras, Georges Seurat tenha conseguido o título de “pai do pontilhismo”. Com esse artista francês, a técnica foi elevada ao seu patamar mais elevado.

A habilidade de Georges e sua forma extremamente habilidosa de utilizar as cores, fizeram dele o expoente máximo do pontilhismo.

Conforme lembramos, Paul Signac também é considerado como um dos criadores dessa técnica tão especial e, por conta da notoriedade de Seurat, acabou sendo “deixado de lado”.

Apesar disso, a história conta que Signac foi o pintor que ensinou a Georges Seurat a técnica do pontilhismo. Enfim é um caso em que o aprendiz supera o mestre. Na lista de grandes nomes, também podemos incluir, Charles Angrand, Chuck Close, Georges Lemmen e muitos outros.

Como o Pontilhismo também ficou conhecido?

A técnica do Pontilhismo também ficou conhecida no mundo por outros nomes. Desse modo, em vários locais, a mesma técnica recebe nomes como cromoluminarismo, neo-impressionismo, pintura de pontos ou divisionismo.

pontilhismo preto e branco

(Foto: Colégio Santo Antônio)

E mais, o nome pontilhismo só foi dado no fim da década de 1880 com o intuito de ridicularizar o trabalho dos artistas que exploravam a técnica.

Como fazer pontilhismo

Apesar de o fundamento básico ser simples, fazer criações com a técnica do pontilhismo demanda um conjunto de habilidades e muito conhecimento acerca da teoria das cores, já que as cores não se misturam.

Confira abaixo os vídeos com o passo a passo da técnica do Pontilhismo:

Atividades com a técnica

Como poderá perceber, a técnica do pontilhismo exige muita prática para que os produtos finais sejam realmente dotados de muita beleza. Nesse caso, existem algumas atividades recomendadas para os iniciantes na prática.

Um dos principais exemplos, é a utilização de canetas coloridas. Nesse exercício, deverá ser feito um desenho em um pedaço de papel e o mesmo deverá ser colorido com a técnica. Isto é, será necessário distribuir uma infinidade de pontos de cores diferentes para, ao fim, ter o desenho completamente colorido.

Outra técnica interessante é rabiscar um desenho e um pedaço de isopor e, com tinta guache, ir distribuindo os pontos até que o desenho esteja devidamente colorido.

Mandala pontilhismo para imprimir e colorir

Para encerrar, podemos citar um interessante exercício que vem se tornando muito popular ultimamente e que pode fazer uso do pontilhismo de forma muito interessante. Os desenhos de mandalas costumam chamar muita atenção por seus designs arrojados e pela possibilidade de preenchê-los com cores.

No intuito de aproveitar os designs, bastará imprimir qualquer mandala (que pode ser encontrado facilmente na internet) e começar a colori-lo, fazendo uso da técnica do Pontilhismo.

atividades de pontilhismo

 (Foto: Pinterest)

colorir pontilhismo

(Foto: Cledusud.com)

como fazer pontilhismo passo a passo

(Foto: Spiritualiteit in Nederland)

tecnica pontilhismo

(Foto: Pinterest)

mandala pontilhismo

Por fim, ressaltamos que nossa intenção foi apresentar essa técnica artística tão interessante. Conforme pôde perceber, a prática constante irá ajudar a garantir que os resultados sejam os melhores possíveis. Portanto, deixe a sua criatividade falar e divirta-se.

Pontilhismo: o que é, quem criou, como fazer, desenhos para colorir
Avalie esta matéria!



Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

!-- Taboola Lateral-->