Dinâmica do Presente: como fazer, objetivo

Se você está procurando uma brincadeira legal para realizar em grupo, veja como fazer a dinâmica do presente para motivar e melhorar o relacionamento das pessoas

By on 1 de março de 2019


A dinâmica do presente é uma das dinâmicas mais populares e pode ser aplicada em diversas ocasiões, locais e grupos. Geralmente, a intenção é gerar motivação, mas os objetivos dessa dinâmica são muitos. Aliás, é por isso que ela é tão popular.



Sabendo disso, resolvemos lhe explicar tudo que há para saber sobre a famosa dinâmica do presente. Dessa maneira, você ficará conhecendo os objetivos, a forma de realizar a dinâmica e outras dicas que serão essenciais para o sucesso da sua tarefa.

Como fazer a dinâmica do presente

As dinâmicas são excelentes para o entretenimento e aprendizado. E como dissemos, a dinâmica do presente se tornou muito popular nos últimos tempos. Isso aconteceu por conta dos inúmeros objetivos que a tarefa consegue atingir e por causa da facilidade na sua execução.

Para realizar, o líder deverá trazer consigo uma caixa de presente que não permita que ninguém veja o que está dentro dela. O ideal, é colocar dentro da caixa chocolates ou lembrancinhas em uma quantidade que corresponda ao número de participantes.

dinamica do presente

(Foto: Revista MDA)

Antes de começar, o líder deverá organizar todos em um círculo e entregar o presente para uma das pessoas. No entanto, ao realizar a entrega, as pessoas deverão complementar, com um adjetivo, a frase “eu estou te dando este presente, pois te acho uma pessoa… (gentil, confiável, etc.)”.

A pessoa que recebeu o presente deverá entregá-lo para outra pessoa e repetir a frase, falando outro adjetivo interessante.

Os adjetivos deverão ser positivos e, preferencialmente, deverão representar uma qualidade boa da pessoa que está recebendo o presente.

Por fim, quando a última pessoa tiver recebido o presente, ela deverá abrir a caixa e distribuir o conteúdo para todos os participantes.

Qual o objetivo da dinâmica do presente?

Como pôde perceber, a dinâmica do presente pode ser levada a cabo sem grandes dificuldades.

Curiosamente, mesmo sendo tão simples, ela pode ter um efeito muito positivo no ânimo das pessoas. Isso acontece, pois o objetivo é fazer com que as pessoas se sintam valorizadas. Afinal, quem não gosta de ganhar um presente e receber um elogio, de vez em quando?

Além de ajudar a motivar as pessoas, essa dinâmica também pode ser muito interessante para apaziguar certas inimizades.

Nesse caso, as pessoas acabam sendo “forçadas” a reconhecer que, mesmo que existam alguns impasses ou certas tensões nas relações, as pessoas têm alguma característica valiosa.

Essa visão positiva é excelente para criar um clima mais leve em qualquer ambiente.

Dicas de adjetivos

Para encerrar, é bom lembrar que os adjetivos, que deverão ser ditos ao longo da dinâmica do presente, não podem ser repetidos. Isto é, as pessoas terão que se esforçar para encontrar as palavras certas para a pessoa que receberá o presente.

Mesmo assim, essa tarefa não é muito complicada, já que adjetivos como corajoso, criativo, paciente, simpático, humilde, empático, líder, extrovertido, flexível, justo, gentil, caridoso, competente, inteligente, alegre, fiel, podem ser aplicados em muitos casos e de forma genérica.

Contudo, como dissemos, o ideal é ser realmente sincero, é pensar na pessoa para a qual você irá entregar o presente e visualizar o que ela possui de melhor.

dinamica do presente catequese

(Foto: IBC)

Uma dica interessante é pensar no tipo de elogio que você gostaria de receber. Seguindo essa premissa, a dinâmica do presente pode ficar ainda mais interessante, já que ela trabalhará com a empatia.

Então, adjetivos como proativo(a), safo(a), companheiro(a), otimista, visionário(a), divertido(a), carinhoso(a), podem ser boas alternativas para quem não conseguir encontrar as palavras certas.

Felizmente, agora você já sabe como realizar a dinâmica e promover momentos muito interessantes em qualquer grupos de pessoas.

Portanto, a popular dinâmica do presente esconde, por trás de toda a sua simplicidade, uma série de objetivos que, quando alcançados, conseguem mexer com os ânimos das pessoas de uma forma muito positiva.




Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

!-- Taboola Lateral-->