Dinâmicas para Crianças: ideias divertidas e educativas

As dinâmicas para crianças oferecem ótimos resultados em relação a aprendizagem, uma vez que são atividades lúdicas que ajudam a socializar e educar os pequenos

By on 15 de março de 2019


Dinâmicas para crianças costumam integrar a todos, quebrar o gelo e ajudar a promover inúmeras reflexões. Como se trata de um público mais jovem, as tarefas não deixam de funcionar como brincadeiras muito educativas que conseguem roubar muitos sorrisos.



Para lhe ajudar a conhecer algumas boas dinâmicas para crianças, criamos um pequeno guia com alguns exemplos que poderão ser aplicados rapidamente.

Assim, você poderá começar a promover diversas atividades sem grandes complicações.

Exemplos de dinâmicas para crianças divertidas

Como dissemos, as dinâmicas para crianças são marcadas por promoverem a diversão enquanto incitam alguma reflexão importante. Obviamente, essas são as tarefas favoritas da criançada, mas sempre é possível extrair algo de bom desses exemplos. Confira algumas atividades lúdicas com ensinamentos:

O círculo da união

Com o objetivo de deixar clara a importância da comunicação e do trabalho em equipe, essa dinâmica exige que todas as crianças formem um círculo. O facilitador deverá pedir que cada criança tente memorizar qual coleguinha está à direita e à esquerda.

dinamicas para crianças

(Foto: Recanto das Letras)

Depois, o facilitador pede que todos se separem e comecem a caminhar pelo local. Após um sinal, as crianças deverão encontrar seus colegas e formar o círculo novamente.

Não deixe a bexiga cair

Essa é outra dinâmica muito divertida que pode ensinar sobre a importância do trabalho em equipe. Nesse caso, cada criança deverá receber um balão. Aí, elas deverão ser instruídas a jogarem seus balões para o alto e pegarem todos antes de os balões caírem no chão.

A cada rodada, uma das crianças será retirada da equipe, fazendo com que o número de balões fique superior ao número de crianças. Isso irá deixará claro que cada pessoa é importante em uma equipe.

Dinâmicas para criativas

Entre as dinâmicas para crianças, existem aquelas que se destacam por serem bastante criativas. Essas tarefas têm o intuito de mexer com o raciocínio e a criatividade das crianças.

Dentro desse grupo de dinâmicas criativas, temos alguns exemplos interessantes. Acompanhe:

Imitação

As crianças devem formar um círculo. A cada comando do facilitador, uma criança deverá ir até o centro do círculo e realizar um movimento ou gesto. A criança seguinte deverá repetir o gesto e adicionar outro. Essa prática é um exercício muito divertido.

Jogo dos Fantasmas

Nessa dinâmica, as crianças deverão ser divididas em dois grupos. Um dos grupos ficará dentro da sala e o outro, fora. Quando o facilitador der o sinal, uma das crianças do “grupo de fora” deverá entrar na sala com um lençol sobre a cabeça, como um fantasma. O “grupo de dentro” deverá descobrir quem é o fantasma.

Dinâmica para crianças sobre amizade

As dinâmicas para crianças conseguem promover ensinamentos muito importantes. Nesse sentido, as tarefas que falam sobre a importância da amizade são algumas das mais conhecidas e interessantes.

dinamicas educativas

(Foto: Espaço Qi)

Veja os exemplos:

O Guia

Nessa dinâmica, as crianças deverão ser divididas em duplas. Um das crianças deverá ser vendada e a outra será o guia. O facilitador deverá indicar um trajeto a ser feito pela dupla, com o guia tomando a dianteira.

Peça para que a criança vendada explique o que sentiu ao ser guiada por alguém. Depois, promova as reflexões relacionadas a aspectos como a confiança e a amizade;

O Alfabeto

Para realizar essa dinâmica, precisaremos de papel e lápis. Cada participante deverá receber uma folha de papel e deverá criar o seu próprio alfabeto da amizade, indicando palavras relacionadas à amizade para cada letra. Depois, alguns lerão seus alfabetos e todos irão comparar suas percepções.

Portanto, as dinâmicas para crianças são, além de divertidas, tarefas capazes de promover a compreensão e o fortalecimento de certos valores. Além disso, muitas capacidades podem ser desenvolvidas com uma boa dinâmica. Assim, com os exemplos apresentados aqui você já terá um excelente ponto de partida.




Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

!-- Taboola Lateral-->