Papa Bento XVI – Frases e Trajetória


By on 14 de fevereiro de 2013


Confira aqui algumas frases e também a trajetória do Papa Bento XVI.



Na última segunda-feira (11), o Papa Bento XVI renunciou o seu legado, alegando estar em idade muito avançada e, por isso, sem forças para continuar com o papado. Segundo informações advindas do Vaticano, Joseph Ratzinger, o Papa Bento XVI, não renunciou o cargo por problemas de saúde, mas sim de livre e espontânea vontade. De acordo com as leis que regem a igreja católica, é de direito do Papa não querer mais seguir com o papado, como também está definido nas mesmas normas que uma vez renunciado o cargo, não se pode mais voltar atrás da decisão. O Cardeal Joseph Ratzinger, que estava no papado desde 2005, eleito após a morte do Papa João Paulo II, deverá ter sua renúncia oficializada até às 20 horas do dia 28 de fevereiro de 2013. A partir de então, começam-se as eleições para o próximo Papa, que deverá ser definido e apresentado ao mundo até a Páscoa. Confira em nosso site algumas frases ditas pelo Papa Bento XVI durante o seu papado e conheça também um pouco de sua trajetória.

Papa Bento XVI - frases e trajetória

Sobre o Papa Bento XVI – trajetória

Joseph Ratzinger nasceu em 16 de abril de 1927 (Sábado Santo) e foi batizado no mesmo dia, em Marktl am Inn, diocese de Passau, na Alemanha.

Seu pai era comissário de polícia, oriundo de uma família antiga de agricultores da Baixa Baviera, de modestas condições econômicas.

Sua mãe era filha de artesãos de Rimsting, no lago de Chiem, e antes de casar trabalhava como cozinheira em diversos hotéis.

Na juventude, Joseph Ratzinger serviu como Assistente de Forças Militares Alemãs, durante a Segunda Guerra Mundial.

Aos 32 anos, Ratzinger atuava como Professor de Teologia Dogmática em Freising, na Bavária.

Em 1977, Joseph Ratzinger foi ordenado Arcebispo de Munique e Freising pelo bispo de Berlim, o cardeal Alfred Bengsh.

Em 1981, Ratzinger passou a cumular cargos na Igreja Católica Romana, nomeado líder da Congregação para a Doutrina da Fé e também Presidente da Comissão Bíblica Pontifica e da Comissão Teológica Internacional.

Em 19 de abril de 2005, Joseph Ratzinger foi eleito o Papa Bento XVI, na Basílica de São Pedro, após a morte de Papa João Paulo II.

Em 2007, o Papa Bento XVI compareceu ao Brasil, à missa pela canonização do Frei Galvão no Campo de Marte, em São Paulo, onde quase um milhão de pessoas compareceram à cerimônia que canonizou o primeiro santo nascido no Brasil.

No dia 11 de fevereiro de 2012, o Papa renunciou o papado, decisão que deve ser oficializada ainda neste mesmo mês, no dia 28 de fevereiro de 2013, no horário das 20 horas.

Frases do Papa Bento XVI

“A Igreja precisa se opor às ‘marés de modismos e das últimas novidades’.”

“A caridade sem a verdade cai no sentimentalismo.”

“Não se deixem intimidar por um ambiente no qual se pretende excluir Deus e no qual o poder e o prazer são os principais critérios que regem a existência.”

“Às vezes o ar que respiramos em nossas sociedades não é saudável, está contaminado por uma mentalidade que não é cristã, e que também não é humana, porque está dominada por interesses econômicos, preocupada apenas com as coisas terrenas e privada de uma dimensão espiritual.”

“É tentador apontar para o que não funciona; é fácil assumir um tom de julgamento de um moralizador ou de um especialista que impõe suas conclusões e seus propósitos e, ao final do dia, poucas soluções úteis.”

“Diria que uma Igreja que procura ser acima de tudo atrativa já está no caminho errado. Pois a Igreja não trabalha por si, não trabalha para aumentar seus próprios números, e assim o seu poder. A Igreja está a serviço de um Outro.”

“Quem bate palmas na Missa está aplaudindo os algozes (de Cristo na cruz).”

“Se não existe para o homem uma verdade, ele, no fundo, não pode sequer distinguir entre o bem e o mal.”

“Superar individualismos e rivalidades pode ser um sinal humilde e precioso para aqueles que estão distantes da fé.”




Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

!-- Taboola Lateral-->