Riscos de trocar a borrachinha do aparelho em casa

Nos últimos dias, temos conferido em jornais, noticiários e até mesmo na internet, casos de pessoas, principalmente jovens, que por pura vaidade, por achar modismo, acabam comprando nas ruas das cidades falsos aparelhos de dentes, assim como também as borrachinhas desses aparelhos, só para “entrar nessa moda”.

O que essa gente não sabe é que não se trata de moda, mas de um tratamento sério, onde todos os procedimentos devem ser efetuados somente por um especialista, pois somente esse profissional sabe como manusear com tais materiais dentro da sua boca.

Isso porque, a borrachinha do aparelho, por exemplo, que é a parte colorida que enfeita o aparelho, do contrário que muita gente imagina, não tem a função de decorar os seus dentes, mas de alinhá-los.

Portanto, se colocada na posição incorreta, o que é bem provável, caso seja mexida por alguém que não trabalha na área, pode prejudicar toda a arcada dental do paciente, podendo deixar o seu caso até mesmo pior do que no início do tratamento.

Riscos de mexer no aparelho em casa

Ao trocar as borrachinhas dos seus dentes, o dentista está dando um novo alinhamento à sua arcada dentária e, ao mesmo tempo, avalia a evolução do tratamento dos seus dentes, avaliando também , a partir daí, a continuidade do tratamento.

Ao mexer nas borrachinhas do aparelho, os dentes também acabam sendo submetidos a uma determinada força, que se dá em função das modificações no arco ortodôntico.

Portanto, ao tentar trocar as borrachinhas do aparelho em casa, o paciente corre o sério risco de fazer com que seus dentes sofram alterações nos ajustes feitos pelos especialistas, inclusive em relação à força exercida.

Se a pressão exercida sob esses dentes ter sido excessiva, o paciente corre o risco também de sofrer danos irreparáveis à estrutura do suporte dentário, podendo, inclusive perder seus dentes.

Veja também: Shakes são prejudiciais à saúde?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.