11 Alimentos que melhoram o humor


By on 2 de setembro de 2013


Uma boa alimentação está diretamente ligada à saúde do nosso corpo. Os alimentos possuem substâncias necessárias para a realização de várias funções.



Através da comida o organismo tem condições de realizar suas atividades. Além dos nutrientes básicos para esse correto funcionamento, podemos também produzir através dos alimentos ingeridos substâncias responsáveis pelo bom humor, prazer e euforia. Essas substâncias são chamadas de neurotransmissores e entre eles temos a serotonina, a dopamina, a noroadrenalina e a acetilcolina.

O neurotransmissor mais conhecido e estudado é a serotonina, que é produzida através do triptofano, um aminoácido presente em alimentos, e também através do carboidrato.

Conheça 12 alimentos que estimulam a produção dessas substâncias:

Chocolate: O chocolate estimula a produção de serotonina e também de endorfina e dopamina que são responsáveis pelo relaxamento. Recomenda-se que se consuma o chocolate com 70% de cacau, pois tem ação antioxidante. Mas tome cuidado e não exagere, o chocolate é muito calórico.

Banana: Rica em carboidratos e triptofano, a banana é uma ótima opção para produção de serotonina, além de ser fácil para transportar e poder comer em qualquer lugar.

Espinafre e folhas verdes escuras: Potássio e vitaminas do complexo B, que estão presentes nestes alimentos, são nutrientes importantes para manter o sistema nervoso equilibrado.

Leite: Formador de serotonina, o leite também promove relaxamento da musculatura do corpo.

Pimenta: A pimenta é rica em capsaicina que aumenta os níveis de endorfina no corpo e que por sua vez melhora a sensação de prazer e bem estar. As melhores parao bom humor são a pimenta-de-cheiro, malagueta e vermelha.

Alface: O talo desta folha é rico em lactucina que tem efeito calmante. O miolo é rico em lítio que age positivamente no controle da ansiedade e depressão.

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Laranja e frutas ricas em vitamina C: A vitamina C combate o estresse e o cansaço além de melhorar as defesas do organismo.

Aveia: Cereal rico em triptofano e carboidrato, substâncias que estimulam a produção de serotonina.

Castanhas, nozes a amêndoas: Ricas em selênio, um poderoso antioxidante, auxiliam na diminuição do estresse. A castanha do Brasil é a mais poderosa.

Sementes de Abóbora e Girassol: Além de estimularem a produção de triptofano melhorando o humor, auxiliam na melhor qualidade do sono.

Arroz Integral: A casca do arroz integral é rica em vitamina B1, substância muito importante para o sistema nervoso. Por estar presente na casca do arroz, o arroz branco não possui esse efeito sobre o humor.

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