Amaciante Caseiro Fácil e Rápido: Receitas

Aprenda a fazer o seu próprio amaciante caseiro com receitas simples e baratas

By on 1 de setembro de 2019


O amaciante caseiro é um produto que vem ganhando cada vez mais espaço nos lares brasileiros. Apresentam resultado muito similar ao mesmo produto que é industrial, mas seus benefícios vão além.



Possuem baixo custo de produção, são rápidos para serem feitos, não é necessário o uso de produtos químicos que conferem riscos biológicos e além de tudo isso, são alternativas ecologicamente corretas.

Há diversas receitas de amaciante caseiro que usam desde pedaços de sabonete até condicionador de cabelo. Não causam alergias e nem danificam suas roupas.

Nesta matéria, apresentaremos algumas receitas rápidas e práticas de como preparar um bom amaciante caseiro, gastando pouco, seguindo todos esses passos, a cada mês poderá haver economia de dinheiro.

Receita de amaciante caseiro com sabonete

Para a produção do amaciante a base de sabonete o custo é baixo. Em virtude do sabonete ser um produto de higiene pessoal barato.

Além do sabonete, precisa-se de um recipiente que será o lugar onde acontecerá a mistura dos ingredientes. Serão necessárias 4 colheres de sopa de glicerina, 5 litros de água e 2 colheres de sopa de leite de rosas.

O seu preparo é igualmente simples, em uma panela, adicione um litro de água. Em seguida, deixe-a ferver e comece a colocar os pedaços de sabonete. Aguarde a dissolução do sabonete.

Após esse processo, adicione os outros 4 litros de água restantes, as 2 colheres de leite de rosa e finalmente as 4 colheres de glicerina. 

Amaciante caseiro com condicionador de cabelo e vinagre

Além das suas funções habituais, esses ingredientes podem ser empregados na produção do amaciante caseiro.

Para o amaciante feito com vinagre, precisam-se basicamente de 1 litro de vinagre e 30 gotas de algum óleo essencial que seja da sua preferência.

Use um recipiente para despejar o vinagre, em seguida adicione as 30 gotas do óleo essencial. Misture, até ficarem homogêneos, após esse resultado, acondicione em um recipiente.

Por sua vez, o amaciante feito de condicionador de cabelo é muito simples de ser feito. Precisa-se de 750 ml de vinagre branco, 1/2 litro de condicionador de cabelos, mais 1 litro e meio de água.

Na panela com água fervente coloque o condicionador, dissolva, depois, aplique o vinagre branco, e misture bem.

Leia também: Detergente Caseiro: como fazer passo a passo

Amaciante caseiro concentrado e cremoso

Para o preparo do amaciante com aspecto concentrado e cremoso, próximo do que é vendido em supermercados, precisa-se de 5 litros de água, 75 g de base para amaciante, 20 ml de conservante, 100 ml de essência para amaciante, e 1 gota de corante.

Aqueça a água até 70ºC, um pouco antes da água iniciar a fervura é quando ela alcança seus 100ºC. Corte a base de amaciante em pequenos pedaços misture com a água, sem que a panela seja retirada do fogo.

amaciante caseiro

(Foto: mulher na real)

Misture até obter a dissolução do mesmo. Quando a água começar a fervura retire-a do fogo e mexa até o amaciante atingir a textura desejada.

Aguarde o esfriamento, acrescente o óleo e o corante, misture mais uma vez.

Como fazer amaciante caseiro fácil e rápido com sal grosso

Dentre as várias receitas existentes para a produção do amaciante caseiro, sem dúvida a mais rápida e fácil é a que usa o ingrediente sal grosso.

Para o preparo serão necessários 500 gramas de sal grosso, 125 ml de bicarbonato de sódio e de 30 gotas de óleo de essência, que pode ser facilmente encontrado em supermercados.

Para obter o amaciante, misture bem todos os ingredientes, por último adicione o bicarbonato de sódio, misture mais um pouco. Geralmente, esse tipo de amaciante é empregado para uso direto na máquina de levar.

Por tudo o que foi apresentado, o amaciante caseiro configura uma ótima alternativa para a economia doméstica, uma vez que exige um baixo investimento e é fácil de fazer.

Avalie esta matéria!



Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

!-- Taboola Lateral-->