Como pagar menos Imposto de Renda em 2016 – Veja dicas


By on 9 de dezembro de 2012


Quer pagar menos Imposto de Renda em 2016? Isso é possível seguindo algumas orientações bastante simples, confira.



A declaração do Imposto de Renda (IR) refente ao ano de 2015 deve começar em abril de 2016, e ainda há tempo para deduzir alguns gastos. Tudo o que for pago até dia 31 de dezembro de 2015 acarretará em benefícios fiscais mais rápidos, pois tudo o que for pago em 2015 apenas será percebido na declaração de 2016.

Em primeiro lugar é preciso ficar atento ao gastos que podem ou não ser deduzidos.

Imposto de Renda 2016 – Dicas para pagar menos

De maneira geral, o contribuinte pode abater gastos com despesas médicas, como consultas, cirurgias, psicólogos, fisioterapeutas, dentistas, entre outros. No entanto, é preciso esclarecer que possíveis despesas com remédios ou enfermeiros não são válidas para o imposto de renda.

Sendo assim, adiantar consultas médicas ou odontológicas pode diminuir o valor pago de imposto de renda. Se o contribuinte tiver condições de reagendar para até 31 de dezembro possíveis tratamentos médicos (dentista, fisioterapia, psicólogo) ele já terá reduzido o valor do IR a ser pago na declaração de abril de 2016. Caso contrário, somente na declaração de 2017 tal gasto será abatido.

Doações para fins de incentivos fiscais são outra maneira de conseguir algum abatimento no Imposto de Renda. O final do ano costuma ser uma época que instituições filantrópicas necessitam de mais doações que o normal para proporcional Natal e Ano Novo mais digno a seus beneficiários. Desta maneira. Contribuir com doações para Fundos da Criança e do Adolescente, bem como para a atividade audiovisual, cultural e desportiva pode gerar benefícios fiscais.

Por fim, contribuir para para planos de previdência privada (PGBL) também podem diminuir o imposto pago em até 12%.

Avalie esta matéria!



Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

!-- Taboola Lateral-->