Dia do folclore – Atividades para educação infantil


By on 14 de agosto de 2013


Dia 22 de agosto é o dia do Folclore, que significa conhecimento de gente. Ou seja, o folclore é a maneira pela qual manifestamos a tradições e usos populares, oriundos de costumes que são transmitidos de geração em geração.



Dentro dessas tradições estão incluídos crenças, superstições, lendas, contos, provérbios, canções, danças, artesanatos, jogos, religiosidade, brincadeiras, mitos, idiomas, adivinhações etc.

Trabalhar o Folclore com as crianças é muito importante para apresenta-las a noção de cultura que o nosso país tem. Contar as histórias e lendas, assim como fazer atividades sobre essa data também é bastante importante para o seu conhecimento intelectual.

Confira em nosso site as atividades que preparamos para você trabalhar na Educação Infantil.

Atividades para educação infantil

Nessa primeira atividade você poderá trabalhar a lenda do Boi Bumbá com os seus alunos, colorindo a imagem do personagem folclórico.

colorir boi bumbá 2

Foto: Divulgação

Você pode também aproveitar a ocasião para sugerir uma dança com o Boi Bumbá.

Foto: divulgação

Foto: divulgação

Essa próxima atividade ensina passo a passo como fazer uma peteca, que é uma brincadeira que faz parte do folclore brasileiro.

Você pode enviar essa atividade de tema para casa, para que os alunos façam junto com seus pais. Afinal de contas, a participação dos pais na vida escolar dos filhos é essencial.

Foto: divulgação

Foto: divulgação

Nessa atividade, a criança deverá ligar o saci até o seu cachimbo. Você poderá propor que elas façam essa ligação com canetinha, lápis de cor, linha, lantejoula e até mesmo com tinta têmpera.

Foto: divulgação

Foto: divulgação

Já nesta atividade, as crianças deverão pintar os personagens que fazem parte do Folclore Brasileiro para depois utilizá-los como fantoches.

Você pode fazer teatrinho com as histórias e aproveitar para usar os fantoches ou pode deixar que eles mesmo contem a história da maneira que entendeu uns para os outros.

Veja também: Atividades de Matemática para o 2º ano do Ensino Fundamental

Foto: divulgação

Foto: divulgação

Acima você confere um modelo de máscara do Saci Pererê. O Saci é um dos personagens preferidos da criançada e por isso eles irão adorar usar uma máscara dele.

Você pode fazer a máscara no final da aula para que as crianças possam ir embora com o seu próprio trabalho. Se for assim, com certeza no caminho de casa elas irão querer contar a história do seu personagem.

Foto: divulgação

Foto: divulgação

Confira que bacana esse quebra-cabeça com o personagem do Curupira.

O ideal é que as crianças primeiro pintem e depois que você ajude-as a colar o desenho em uma folha mais grossa, um papel cartão ou cartolina.

Avalie esta matéria!



Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

!-- Taboola Lateral-->