Cabeceiras criativas, baratas e fáceis de fazer em casa

Fazer cabeceiras criativas e baratas é algo perfeitamente possível hoje em dia. Existem muitos tipos de materiais fáceis de manusear e isso contribui positivamente para a criação de peças lindas e únicas.

As cabeceiras de cama são itens novos na decoração dos lares, principalmente nas camas do estilo box. Porém, se você tem uma cama convencional e quer fazer algo diferente e criativo na cabeceira, saiba que é possível criar móveis personalizados à sua escolha.

cabeceira facil de fazer

Nesse artigo iremos mostrar várias maneiras de criar cabeceiras de camas lindas, criativas, baratas e de fáceis para que você possa pegar de inspiração no momento de decorar sua casa.

Como fazer cabeceira cabeceiras criativas e baratas

Criar ou decorar móveis de forma criativa e barata é algo que as pessoas tem procurado muito, pois com a instalação da pandemia no mundo, muitas pessoas perderam o emprego ou tiveram sua jornada de trabalho reduzida e com isso passaram a ficar mais tempo em casa.

Com esse tempo extra em casa, as ideias de decoração surgem, mas muitas vezes o dinheiro é limitado, por isso a importância de citar dicas de decoração fáceis e baratas.

Para fazer uma cabeceira criativa e barata você vai precisar de:

  • 2 metros de tecido à sua escolha.
  • 1,5 metros de espuma de 3 cm D28.
  • Cola spray para espuma.
  • 1,5 metros de manta acrílica.
  • 7 placas de MDF do tamanho que preferir (pode ser do tamanho certo da cama ou maior). Vale lembrar que você pode fazer mais ou menos placas a depender do tamanho da cabeceira que quer.
  • 1 placa de MDF maior para unir as 7 placas menores, logo seu tamanho irá depender do tamanho das 7 placas anteriores.
  • Grampeador para estofado + grampos pequenos
  • 2 pares de suporte para cabeceira
  • Parafusos

Comece recortando a espuma e cole-a nas placas de MDF com o auxílio da cola spray.

Recorte a manta e o tecido um pouco maiores que a placa e pregue com grampos na parte posterior da placa.

Finalizando todas essas etapas em todas as placas é hora de reuni-las em uma única placa maior e anexá-la à parede.

Cabeceira criativa e fácil de fazer

Um tipo de cabeceira criativa e barata de ser feita são as cabeceiras com peças de papelão e revestidas com tecido.

Para criar esse acessório de cama incrível, você vai precisar de algumas peças recortadas de papelão no formato de hexágonos. Lembrando que a quantidade vai variar de acordo com o tamanho que você quer a cabeceira.

Após recortadas cole 3 peças uma sobre as outras para dar estrutura à cabeceira.

Faça o mesmo molde hexágono na espuma e na manta acrílica, lembrando de deixar uma margem de 2 cm na manta para que a mesma seja fixada na parte posterior dos hexágonos.

Recorte também o tecido de sua preferência, um pouco maior que os moldes de papelão para que o mesmo possa revesti-lo e ser fixado na parte posterior do papelão.

Com todas as peças recortadas é hora de começar a montagem. Cole a espuma no papelão e depois a manta e o tecido com a parte mais bonita voltada para fora. Para colar o tecido na parte posterior do papelão utilize cola quente.

Depois que todas as peças estiverem encapadas e devidamente coladas é hora de fixa-las à parede com o auxílio da fita adesiva permanente dupla face.

Ideias de cabeceiras de camas box

https://www.youtube.com/watch?v=_3kf16g5hfE

Outro modelo incrível de fazer cabeceiras utilizando papelão são as peças no formato quadrado ou retangular.

Para esse modelo você vai precisar de 8 peças de papelão no tamanho 30x35cm e 8 peças de tecido cortadas pouco maiores que o papelão para dar acabamento às partes da cabeceira.

Para o enchimento da cabeceira você pode usar espuma, manta acrílica ou a própria espuma de enchimento que é um pouco mais complicada de manusear, mas oferece acabamento igualmente lindo.

Monte todas as peças colando o tecido ao papelão e preenchendo seu interior com o material que escolher.

Finalizada as peças cole-as na parede com fita adesiva permanente dupla face a partir da altura da sua cama box.

Modelo de cabeceira estofada

Um dos modelos de cabeceira mais procurados pelas donas de casa são as cabeceiras Capitone, porém seu custo pode ser um pouco alto.

Dessa forma, é perfeitamente possível criar esse tipo de cabeceira de forma fácil e barata.

Os materiais utilizados são placa de MDF, tecido de veludo amassado ou outro de sua preferência, espuma, tecido preto, botões, grampos e parafusos.

Faça um retângulo no centro da madeira deixando uma margem de 10cm nas laterais. Dentro do retângulo faça várias marcações com 10cm de distância entre elas na vertical.

Finalizado as marcações verticais, você deverá fazer as marcações dos botões nos locais de sua preferência e furá-las, mas lembre-se de medir bem para que eles tenham um padrão e não fiquem tortos.

cabeceira estofada

Com a peça de MDF furada, cole a espuma com cola instantânea e fure a espuma nos locais que foram marcados para a passagem dos botões.

Coloque o tecido sobre a espuma e comece a costurar os botões na peça, seguindo as marcações furadas que foram feitas. Lembre-se de apertar bem para conseguir fazer os principais detalhes da cabeceira Capitone.

Feito isso, cole as laterais do tecido na parte posterior da madeira e dê o acabamento na parte posterior com o tecido preto. Fixe sua cabeceira na parede com o auxílio de parafusos.

Como fazer uma cabeceira com forro de PVC

Criar uma cabeceira criativa e barata com PVC é a forma mais simples que existe e você não terá praticamente trabalho nenhum.

Compre algumas peças de PVC no tamanho que preferir e que seja compatível com sua cama e fixe-as à parede com o auxilio de pregos pequenos somente em suas extremidades.

Feito isso, já é hora de decorar. Passe fita adesiva colorida entre as peças de PVC para criar um acabamento listrado. Finalize com luzes coloridas ou outras decorações de sua preferência.

Sugestões de cabeceira de madeira

Madeira é algo lindo e fácil de trabalhar e você pode criar peças incríveis para sua casa.

Você vai precisar de uma peça com as seguintes medidas 2,75m x 1,84m e 1,5cm de espessura para retirar as réguas no tamanho que preferir. Caso em sua cidade você consiga comprar as réguas já cortadas, seu trabalho será menor.

Em outra peça de MDF um pouco mais fina, cole as réguas com distância de aproximadamente 3 cm entre elas.

Finalize fixando a cabeceira de madeira na parede com auxílio de pregos ou parafusos.

Dessa forma, podemos ver que criar cabeceiras criativas e baratas não é algo complicado e você só precisa de habilidades manuais e muita imaginação para criar verdadeiras obras de arte para sua casa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.