Dicas de como fazer um tonel decorativo

O tonel decorativo tornou-se uma peça de grande preferência em decorações. Por ser versátil, criativo e despojado, cai bem em qualquer espaço e chama atenção por sua praticidade. Criar um tonel decorativo não demanda grandes trabalhos e pode ser usado como bancada para muitas coisas.

É possível criar vasos para plantas, bancadas para pia, mesas, escrivaninhas, cômodas e muito mais o que a imaginação permitir. Com o tonel decorativo, sua casa ganhará novo ares. E você pode utilizar os tonéis em seu estado original. Claro, depois de uma boa limpeza, a peça com aspectos desgastados traz muito charme ao ambiente.

Foto: @tdtoneldesign

No artigo de hoje, preparamos dicas de como fazer essas peças, demandar com a criatividade e encher de personalidade. O melhor de tudo é que esse item fica bacana em qualquer cômodo. Até mesmo em escritórios. Gostou da ideia? Acompanhe a leitura e saiba como o tonel decorativo fará diferença!

Como fazer um tonel decorativo?

Os tonéis decorativos são peças móveis que podem ser colocados dentro ou fora de casa. Se você possui área externa, pode aproveitar a peça e fazer decorações em jardins, quintais e utilizar como suporte de materiais para churrasqueiras ou móveis externos.

Para fazer os tonéis, você precisará de materiais básicos que não custam caro, são práticos e deixarão suas peças cheias de originalidade. Veja a seguir o que é necessário usar.

  • Tambores de tamanhos que desejar;
  • Lixa;
  • Água;
  • Detergente;
  • Esponja;
  • Qualquer produto anti corrosão;
  • Tinta spray ou esmalte.

Passo 1

Ao adquirir o tonel, você deve lavar muito bem para tirar qualquer resíduo que possa atrapalhar na criação. Lave muito bem com detergente e esponja, secando em seguida com um pano limpo e macio. A higienização é um passo muito importante, principalmente em épocas de pandemia.

Passo 2

Lixe muito bem o objeto por dentro e por fora. Cuidadosamente, elimine qualquer ferrugem que possa interferir na pintura. Se preferir, lave novamente ou elimine com um pano seco o excesso de resíduos depois de lixar.

Passo 3

Confira se o tonel está completamente seco antes de passar o produto anticorrosão. Os recomendados são zarcão ou primer. É importante a impermeabilização para evitar ferrugens no futuro.

Passo 4

Finalizada a parte de proteção, é hora da pintura. Há regras básicas. Se for utilizar tinta spray, mantenha uma distância de 20 centímetros da peça para que a tinta não escorra. Se fizer pintura comum, veja a quantidade de demãos necessária, para que o tonel fique no acabamento que deseja.

Passo 5

Essa é a melhor parte, de decorar o tonel. São muitas as dicas que você pode seguir. Use fitas adesivas, tecidos, decalques, escritos e o que mais a imaginação pedir. Na tampa do tonel, pode utilizar madeiras,  forros com tecidos e até incluir um espelho redondo sob medida. O momento da personalização ficará a seu critério.

Veja o passo passo completo com a Joicce Alvarenga:

Modelos de tonel decorativo pequeno

Os modelos de tonel decorativo pequenos podem ser utilizados para colocar vasos de plantas, objetos de decoração, suportes ou serem criados para o quarto das crianças. E também em outros cômodos da casa.

Foto: @namoretro

Independente do tamanho, sua criatividade para personalizar cada um é a mesma. Os modelos pequenos também são sugestivos para serem utilizados em bares, simulando barris de bebidas e poderá  usado como pequenas lixeiras ou arranjos florais.

E sabia que você pode fazer os modelos pequenos como luminárias? Para isso, basta preparar a instalação elétrica necessária. Ou incluir microlampadas em seu redor, deixarão a peça muito atraente e estilosa.

Ideias para tonel decorativo personalizado

Personalizar seu tonel decorativo é muito bacana. As opções criativas são vastas. Por serem peças de ferro, não é necessário colocar nada que se assemelhe ao material deles. Muitas pessoas usam, após a pintura, decalques com nomes de marcas famosas de cervejas, perfumes e outros produtos.

Foto: @namoretro

Quando mencionamos a palavra tonel, logo vem a ideia de cerveja, cachaça e outras bebidas de álcool. Quem nunca ouviu a expressão “cair dentro do tonel”, se referindo a “hoje vou beber até cair”? Então, personalizar seu tonel com aspectos de bebidas alcoólicas é bastante sugestivo.

Sugestões de tonel decorativo bar

Os bares pedem decoração a seus aspectos. Os tonéis pequenos são os mais recomendados. Eles trarão charme e farão grande diferença na ornamentação de seu bar. Se forem distribuídos por balcões ou utilizados em espaços menores, chamarão atenção.

Foto: @namoretro

Se quer usar um cantinho vazio da sala, os tonéis podem ser servir de suporte. Coloque bases de qualquer material, proporcionais ao tamanho do tonel e ponha copos, taças e garrafas. A base não deve ser muito larga, pois poderá tombar para os lados caso não seja fixa.

Combinação de tonel decorativo com madeira

Tonéis em madeiras são bem elegantes. Para ter um, você deve comprar o modelo em madeira, encomendar o revestimento ou se preferir e souber fazer, pode customizar a seu jeito. As peças em madeiras serão coladas ao revestimento do tonel original e preparadas como cliente deseja.

A dica é comprar os tonéis em madeira prontos. Terão qualidade assegurada, por serem desenvolvidos diretamente na madeira. São muito utilizados em cozinhas ou bares.

Para personalizar seu tonel decorativo com madeira, você prender tampas como base. Sem precisar revestir todo o tonel, use apenas como detalhes mais simples, na intenção de manter o charme, elegância e personalidade do objeto. Será sucesso garantido!

Foto: @lixartdecor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.