6 Dicas para encontrar a cortina perfeita para o seu quarto

Subestimada por muitos na hora de decorar o ambiente, no caso, o quarto, a cortina no entanto, muito além de apenas um complemento, ela possui um importante papel na decoração.

Muito além de servir para regular a claridade, a temperatura, garantir mais privacidade, proporcionar conforto, ela é um importante elemento decorativo e, como tal, deve acompanhar o estilo do ambiente, com a cor, tecido e modelo certos.

Engana-se quem pensa que esse é um item fácil de escolher, na verdade, é até bem complexo, pois existem inúmeros modelos, tecidos, acessórios, estilos, enfim, que devem ser considerados na hora de compor a decoração do ambiente.

Cortinas rolo, persianas, cortina romana, painel, blackout ou corta luz, double Vision, enfim, muitos são os modelos a serem considerados.

O fato é que, para um perfeito projeto de decoração, é fundamental acertar na escolha do modelo da cortina, considerando seu perfil, estilo do quarto, necessidades e, claro, seu orçamento.

cortinas diferentes

Embora o ideal seja contar com a ajuda de um decorador nessa hora, infelizmente, nem todo mundo tem um orçamento que permite isso, nesse caso, a primeira dica, e certeira, é procurar optar por tecidos de cores neutras, para não correr o risco de comprometer o restante da decoração.

Não esqueça, também, de comprar uma cortina no mesmo estilo da decoração que, aliás, felizmente, hoje é bem mais simples de encontrar, até pela internet, em sites como dafiti, por exemplo.

Ainda tem dúvidas? Não sabe nem por onde começar? Não se preocupe, selecionamos cinco dicas, básicas, mas que vão lhe ajudar a acertar na escolha da cortina de seu quarto. Confira!

6 dicas para acertar na escolha da cortina:

1 – Opte por modelos longos

Os modelos longos ajudam a passar a sensação de amplitude, de ambiente maior, além de terem um caimento mais elegante. Isso sem falar que vai deixar seu quarto mais aconchegante.

2 – Muita atenção às medidas

Para não errar, antes de comprar, ou mandar fazer a sua cortina, verifique muito bem as medidas:

  • No caso de optar pela cortina ir do teto ao chão, faça uma barra com, aproximadamente, 1 centímetro acima do piso.
  • Quanto à margem nas laterais, para um resultado mais harmonioso, procure deixar uma “sobra” de parede em cada lado de aproximadamente 20 centímetros.
  • No caso, se optar por uma cortina curta, opte por uma que seja proporcional à janela, e se for usar um móvel abaixo, o mesmo deve ficar a pelo menos 1 centímetro de distância da cortina.
  • E mais, evite usar cortina curta cobrindo toda a parede, isso irá poluir o visual, só cubra a janela, obedecendo suas proporções, e deixe a parede livre, prefira decorá-la com quadros, por exemplo, ou espelhos.
  • Se optar por trilho aparente, a distância do teto para o mesmo, deve ser de 20 a 30 centímetros, acima da janela.
  • No caso do quarto ter um pé direito muito alto, acima de 2,70 metros, a dica é ou instalar sua cortina na metade do espaço entre o teto e a janela, ou o mais próximo possível do teto, nesse caso, no entanto, a cortina deverá chegar até o chão, para dar aquela sensação de amplitude ao ambiente.
  • No caso da janela ser muito baixa, a dica é instalar a cortina em uma altura maior que ela, para passar a sensação de ambiente maior, do contrário, o quarto parecerá achatado.

3 – Foque no tecido

É fundamental considerar a decoração do ambiente, e seu estilo, na hora de escolher o tecido da cortina de seu quarto, para que o resultado fique harmonioso.

cortina

Caso costume assistir TV ou goste de um quarto mais escuro, em determinadas ocasiões, vale apelar para um blackout, ou mesmo, uma persiana por trás da cortina.

No mais, cuidado com tecidos que encolhem, para evitar surpresas, verifique antes se o mesmo não vai encolher após a lavagem.

4 – Cuidado ao escolher a cor

Uma boa dica é apostar nos tons neutros, que oferecem mais liberdade na hora de decorar. Nesse sentido, opte por cores como o bege, off white, cru e cinza claro, que combinam com qualquer ambiente.

5- Fuja das estampas

Certamente, as estampas não são proibidas, o problema é acertar na escolha sem comprometer a decoração do quarto. Principalmente, quem não tem tanta intimidade com decoração, deve optar sempre por cortinas de cores lisas, bem mais fáceis de compor e com um resultado sem riscos.

cortina neutra

6 – Escolha a cortina no final

Pense na cortina como a cereja do bolo, o toque final, enfim, por isso, a cortina deve ser escolhida por último, dando o tom da decoração e o clima em todo o ambiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.