Horário de Verão 2013/2014: Início e término


Escrito por:

Categoria: Qualidade de vida

Horário de Verão 2013 2014

O Horário de Verão 2013/2014 já tem data marcada, para a alegria de muitos brasileiros que adoram aproveitar esse período. Já as autoridades, apostam nesse horário diferente também para reduzir o consumo de energia elétrica, aproveitando todos os benefícios que o verão oferece.

Além de economizar, o Horário de Verão proporciona dias mais longos para aproveitar cada segundo deste verão maravilhoso.

Quando inicia e quando termina o Horário de Verão?

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) já anunciou o início do Horário de Verão 2013/2014, que deverá iniciar no dia 20 de outubro de 2013, devendo terminar no dia 16 de fevereiro de 2014.

Sendo assim, os moradores dos estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste deverão adiantar seus relógios em uma hora e, ao término, deverão atrasar o relógio em uma hora.

Os estados das regiões Norte e Nordeste não aderem ao sistema do Horário de Verão.

Em 2012, a Bahia aderiu a este horário, porém, neste ano resolveu não aderir.

Leia também: 11 alimentos que melhoram o humor

Para que serve o Horário de Verão?

Aproveitando que no verão os dias são mais longos, em função da posição da Terra em relação à posição do Sol, o Horário de Verão foi criado para reduzir o consumo de energia elétrica.

Nesses dias, as luzes são atendidas mais tardes, tornando o objetivo do Horário de Verão super eficiente.

Com exceção do estado da Bahia, nenhum outro estado pediu para aderir a este programa de Horário de Verão em 2013-2014.

Segundo especialistas, a aquisição deste programa por parte de outros estados seria uma decisão muito importante, partindo da ideia de que o consumo de energia costuma cair cerca de 4,5% no horário de pico, nos lugares onde este horário é trabalhado no verão.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>