Hiperemese gravídica – O que é? Sintomas e Tratamento


By on 9 de dezembro de 2012

Sabe o que é hiperemese gravídica? O problema, que está relacionado à gestação, ficou mundialmente conhecido esta semana por ter acometido a duquesa Kate Middleton, que anunciou estar grávida do príncipe inglês William.

De acordo com as estatísticas, cerca de 60 a 80% das mulheres grávidas sofrem do problema, prejudicial não só para a mãe, mas também para o bebê.

A princesa Kate esteve internada para tratar dos sintomas do mal, que necessita de cuidados especiais. Assim, a notícia de que estava grávida não pode mais ser mantida em segredo, e acabou sendo divulgada para o mundo todo – para a felicidade dos ingleses. Veja a seguir mais detalhes:

Leia também: Mensagens legais para facebook

O que é Hiperemese gravídica?

De acordo com o significado do termo já é possível compreender o problema: hiper significa muito e êmese quer dizer vômitos. O problema acomete gestantes principalmente no início da gravidez causando muita náusea e vômito.

As causas da Hiperemese gravídica podem ser muitas, dentre as quais motivos afetivos e psicossociais, alterações hormonais nos níveis de estrógeno, progesterona ou gonadotrofinas coriônicas, relaxamento da musculatura lisa do estômago e componentes imunológicos.

 Sintomas

Os sintomas são fortes náuseas e vômito, o que acaba por causar a perda de nutrientes e líquido, deixando a gestante desnutrida e desidratada. A diminuição do peso também pode acontecer. O bebê também acaba sofrendo, pois quando a mãe não possui as substâncias necessárias e em quantidade suficiente, deixa de passá-las ao feto, prejudicando seu desenvolvimento.

Tratamento

O tratamento deve ser feito por médicos especialistas, e pode variar de mulher para mulher. O tempo médio dura de dois a quatro dias, mas algumas mulheres podem voltar a sofrer com os sintomas mais duas ou três vezes até o final da gravidez. Na maioria dos casos o problema desaparece com o avançar da gestação.


Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

!-- Taboola Lateral-->