Regras do futsal 2013 atualizada

Confira aqui as regras do futsal 2013 atualizada.

Assim como qualquer esporte, o futsal precisa de regras para poder ser praticado. Com o passar do tempo, esse esporte sofreu algumas mudanças até ser aperfeiçoado. Se você tem interesse em praticar futsal ou já pratica, confira já em nosso site as regras atualizadas desse esporte em 2013.

Regras do futsal 2013

Quadra do jogo

A partir de 2013, a quadra de jogo do futsal passará a ter uma forma retangular, com o comprimento máximo de 42 metros e mínimo de 25 metros.

Sua largura deverá ser de no máximo 22 metros e de no mínimo 15 metros.

Para competições internacionais, a quadra do jogo de futsal deverá ter entre 38 e 42 metros de comprimento e no máximo de 18 a 22 ,metros de largura.

As linhas de marcação serão visíveis, com 8 centímetros de largura.

Bola

Durante a partida de futsal, a bola poderá ser trocada somente com a autorização prévia do árbitro.

Bola da saída

No começo da partida de futsal, o jogador deverá chutar no lado contrário da quadra.

No decorrer do jogo, os jogadores do time adversário deverão permanecer a no mínimo 3 metros da bola, não podendo invadir o lado adversário da quadra até o pontapé inicial ser efetuado e a bola ser movimentada.

O jogador que efetuar o pontapé inicial poderá voltar a tocar na bola somente após outro jogador tê-la tocado.

Bola – em jogo e fora do jogo

Quando ultrapassar as linhas laterais ou de fundo, e também quando bater no teto ou quando a partida for interrompida pelo árbitro, a bola ficará fora do jogo.

Será considerada “em jogo” em qualquer outra situação, do começo ao final da partida do futsal.

Arremesso de Meta

O arremesso de meta é o arremesso que o goleiro realiza quando a bola ultrapassa a linha de fundo.

Tal arremesso deverá ultrapassar a área em frente ao gol e o goleiro não deverá exceder o tempo de 4 segundos com a bola, antes de arremessar.

Número e Substituições dos jogadores

A partida poderá ser iniciada somente com um número total de 5 atletas por time, sendo um deles, obrigatoriamente, o goleiro.

Terá um número máximo de 7 atletas reservas para substituições.

O número de substituições é indeterminado, sem a necessidade de paralisação da partida.

A substituição do goleiro carece de autorização prévia do árbitro.

A substituição deverá ser efetuada pela linha da zona nos 3 metros correspondentes ao lado do banco de reservas e sempre após o atleta substituído ter ultrapassado a linha lateral.

Equipamentos dos atletas

Atletas

Os trajes obrigatórios dos atletas são a camisa de manga (curta ou comprida), calção curto, meias de cano longo, caneleiras e chuteiras.

As caneleiras deverão ser cobertas pelas meias.

O capitão do time deverá usar uma braçadeira para ser identificado e os jogadores poderão usar as tornozeleiras por dentro ou por fora das meias.

O goleira deverá vestir uma camiseta de cor diferente dos outros jogadores, sendo o único a ter permissão de usar calça de agasalho.

Árbitros

Os trajes obrigatórios dos árbitros são a camisa de manga (curta ou comprida), nas cores escolhidas e aprovadas por sua entidade, calça, cinto, meias e tênis ou sapatos da cor branca.

As camisas deverão ser de cor diferente da dos atletas para não haver risco de confusão.

Cronometristas e anotadores

Os trajes dos cronometristas e dos anotadores têm a mesma regra dos trajes dos árbitros.

A única distinção é a cor do tênis ou do sapato, que será preta.

Equipe de Arbitragem

A equipe de arbitragem deverá vestir camisa à altura do peito e com o distintivo da entidade, cuja está vinculada.

O árbitro principal e o auxiliar deverão vestir camisas da mesma cor, não alterando os demais equipamentos.

Atribuições

Árbitro

O árbitro cuida de todas as regras do jogo.

Cabe a ele julgar e chamar a atenção quando ocorrer infrações.

O árbitro não pode tomar decisões baseadas no favorecimento de uma determinada equipe.

É ele quem deverá relatar todos os incidentes antes, durante e depois das partidas e que deverá expulsar o atleta que agir perante conduta violenta ou com intenção de atingir fisicamente outro atleta.

Árbitro Auxiliar

O árbitro auxiliar ajuda o árbitro principal, com permissão para assinalar as infrações, quando julgar necessário, no caso de o árbitro principal não perceber.

Ele também fará uso do apito para sinalizar o que perceber durante o jogo.

Em caso de o auxiliar não concordar com o principal, prevalece a decisão do segundo.

Cronometrista

O cronometrista tem a função de analisar todas as regras de tempo do jogo, como controlar os 2 minutos de expulsão temporária do jogador, usando o cronômetro.

Anotador

O anotar tem a função de anotar e controlar as infrações que possam acontecer durante o jogo, como as primeiras 5 faltas cumulativas cometidas pelo time em cada período do jogo.

Ao registrar esses ocorridos, o anotador deve anunciar ao árbitro com o seu apito, que será de silvo diferente do árbitro, para que, assim, os jogadores não se confundam.

10 respostas para “Regras do futsal 2013 atualizada”

  1. Só uma observação. Os árbitros de futebol de salão não necessitam mais de usar calças e sapatos brancos. Podem usar short e tenis negro. Pode até ser que no futsal (com regras antigas) isso ainda ñ ocorra.

  2. Se um jogador de linha jogar como goleiro com a camisa numero 1, ele poderá na mesma partida trocar de numero, ou seja, usar a camisa de linha com outro numero?

  3. Tratar de regras de um esporte ou desporto nunca é tarefa simples, pois demanda velocidade de raciocínio, razoabilidade, experiência e gosto pela função de árbitro ! Assim, é relevante tratarmos do tema e fica aí uma pergunta: A regra alterada do Brasileiro de futsal com os veteranos não atingiu a regra oficial do futsal?

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