Dinâmicas de Grupo: rápidas e divertidas

Conheça agora alguns exemplos super divertidos e rápidos de dinâmicas de grupo para trabalhar motivação e trabalho em equipe

By on 9 de novembro de 2018


Os exercícios com dinâmicas de grupo geralmente têm a intenção de melhorar a interação entre os membros de um grupo e, ao mesmo tempo, garantir a autenticidade das pessoas, favorecendo o crescimento de todo o grupo e dos indivíduos. E claro, em determinados ambientes, essas dinâmicas podem proporcionar resultados excelentes.



Para ajudar líderes e membros de equipes de trabalho, resolvemos mostrar aqui uma série de dinâmicas de grupo que, sem dúvidas, irão favorecer o alcance de muitos objetivos. Assim, não deixe de acompanhar essas informações que, certamente, poderão ser muito úteis, em diversos momentos.

Dinâmicas de grupo trabalho em equipe

Como foi dito, as dinâmicas de grupo são usadas para aprimorar a interação e o entrosamento entre os membros de um grupo.

Desse modo, ao inserir os objetivos de tais práticas em ambientes corporativos, é possível promover uma série de ações que, no fim, irão ajudar a aumentar a produtividade, favorecer o trabalho em equipe e, até mesmo, contribuir para aliviar as tensões desses ambientes.

dinâmicas de grupo

Confira abaixo um exemplo superinteressante para encontrar soluções e novas ideias:

Técnica 6.3.5: Reúna um grupo de seis pessoas e entregue papel e caneta para cada uma delas. Peça para que elas anotem 3 ideias para algum assunto em pauta na equipe. Diga que elas possuem apenas 5 minutos para registrar as ideias.

Quando os cinco minutos se passarem, os membros do grupo passarão suas folhas para os companheiros ao lado e o processo se repetirá. Quando isso acontecer seis vezes, cada folha terá um conjunto de ideias que foram formuladas por todos.

Melhores dinâmicas de grupo divertidas e rápidas

Dentre as dinâmicas de grupo, conseguimos encontrar alguns exemplos que, além de atender aos objetivos mais profundos dessas práticas, conseguem promover a diversão e criar um clima de descontração em diversos ambientes.

Confira abaixo alguns exemplos que podem ser feitos rapidamente:

– Verdade ou Mentira?: Nesse caso, cada membro do grupo deverá escrever, em pedaços de papel, três afirmações sobre si mesmo. No entanto, duas frases devem ser mentiras e uma ser verdadeira. Cada pessoa irá assinalar a resposta verdadeira e guardar o papel.

Por fim, cada pessoa é chamada à frente para apresentar as três afirmações, perguntando às pessoas o que é verdade e o que é mentira. Essa é uma excelente forma de mostrar quanto os membros de uma equipe se conhecem;

– Quem eu levo?: Nessa dinâmica, idealizada com o intuito de fazer as pessoas reconhecerem as qualidades umas das outras, é solicitado a cada participante que ele responda, em um papel, perguntas como “se você estivesse preso em uma ilha, quem do grupo você levaria?” ou “se você tivesse que organizar uma festa, quem do grupo você chamaria para lhe ajudar?”.

De forma anônima, é claro, cada participante irá indicar seus eleitos e depois será feita uma votação para que os melhores em cada situação possam ser conhecidos.

Exemplos de dinâmicas de grupo para motivação

Para encerrar, nada melhor do que falarmos sobre aquelas dinâmicas de grupo que tem o intuito de manter os níveis de motivação bastante elevados na rotina. Afinal, em certos ambientes, a motivação é a peça-chave para bons resultados.

dinamicas de grupo para trabalho em equipe

(foto: Sou Catequista)

Veja abaixo algumas opções interessantes:

– Desafio: Divida o grupo em dois grupos menores e organize todas as pessoas em um círculo. Selecione um participante e entregue uma “caixa de desafios”. A caixa deverá ser passada de mão em mão enquanto uma música toca.

No momento da pausa, a pessoa poderá aceitar o desafio, passar para outra pessoa do seu grupo ou passar para um adversário, só não pode devolver a caixa para quem a entregou. No fim, se todos evitarem o desafio, a última pessoa ficará sem opções e, ao abrir a caixa, ganhará um prêmio.

A ideia é promover o entendimento de que não devemos fugir dos desafios, pois, muitas vezes, eles podem nos agraciar com boas coisas.

– Carta para si mesmo: Nessa dinâmica, as pessoas do grupo devem escrever cartas endereçadas a si mesmas, dizendo como se sentem no momento e como imaginam que suas vidas pessoais e profissionais estarão dentro de 30 dias.

Com os trinta dias passados, os organizadores da dinâmica irão enviar essas cartas para os participantes para que eles possam fazer suas próprias avaliações.

Portanto, as dinâmicas de grupo, além de divertidas, têm intenções nobres escondidas por baixo do seu caráter lúdico. Dessa maneira, esperamos que as dicas apresentadas aqui lhe tenham sido úteis e que você alcançar belos resultados com suas dinâmicas.

Dinâmicas de Grupo: rápidas e divertidas
Avalie esta matéria!



Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

!-- Taboola Lateral-->