Atividades Lúdicas para Educação Infantil: exemplos

A escolha das atividades lúdicas perfeitas deve levar em consideração as intenções e, é claro, a idade das crianças

By on 7 de dezembro de 2018


Quando falamos em atividades lúdicas, estamos falando de um conjunto de atividades que têm como objetivo principal a promoção da diversão dos participantes. Obviamente, dentro de um contexto educacional, essas atividades podem ser ferramentas extremamente úteis para ensinar as crianças.



Assim sendo, com a intenção de lhe ajudar a explorar as atividades lúdicas de uma forma mais eficiente, reunimos aqui uma boa série de exemplos que podem ser utilizados com as crianças para alcançar diversos objetivos secundários. Então, não deixe de conferir até o fim.

Atividades lúdicas para maternal

No maternal, por exemplo, uma atividade lúdica tem o intuito de favorecer o desenvolvimento das crianças, em relação a aspectos como a coordenação motora e outros elementos sensoriais.

atividades ludicas

(Foto: Brudzew)

Nesse caso, existem alguns exemplos perfeitos para lhe ajudar a extrair o máximo das atividades lúdicas. Confira abaixo:

  • O Apanhador: Em uma área de espaço amplo, preferencialmente ao ar livre, reúna as crianças e forme um círculo. No centro do círculo uma criança deve ser posicionada com uma bola. Essa criança deve gritar o nome de um dos colegas e jogar a bola para cima. O colega, por sua vez, deve correr para pegar a bola antes do objeto cair. Se a bola tocar o chão, a criança, que teve o nome chamado, sai do jogo;
  • Pintura de Sopro: Para realizar essa atividade, misture diversas cores de tinta guache com água e entregue às crianças um canudo. Derrame um pouco de tinta sobre as folhas de papel e incentive as crianças a movimentar a tinta, assoprando seus canudos.

Sugestões de atividades lúdicas para alfabetizar

Quando a intenção é favorecer os processos de alfabetização, as atividades lúdicas podem cumprir um papel muito importante. Afinal, com seus ares descontraídos, as atividades podem fazer com que o processo fique mais agradável e didático, fazendo as crianças aprenderem enquanto se divertem.

atividades ludicas para alfabetizar

(Foto: Calameo)

Veja abaixo algumas ideias interessantes:

  • Crachá das sílabas: Essa brincadeira é perfeita para explicar o processo de formação de palavras. Para tanto, separe uma bolsa com alguns objetos e crie crachás com as sílabas que compõem o nome dos objetos da bolsa. Ofereça um crachá para cada criança. Retire um dos objetos da bolsa e peça para que os donos dos crachás relacionados ao item formem equipes. Por exemplo, se o objeto for uma batata, as crianças com os crachás “ba”, “ta” e “ta” devem se reunir;
  • Caminho das letras: Nessa brincadeira, as crianças aprendem a desenhar as letras e ainda trabalham suas coordenações motoras. A ideia é pedir a ajuda das crianças para escrever as letras no chão (bastará usar fita crepe ou fita adesiva colorida). Depois disso, faça indicações dos caminhos a serem percorridos, já que a brincadeira consiste em colocar as crianças para caminhar sobre as linhas que compõem as letras.

Exemplos de atividades lúdicas para educação infantil

Para encerrar, separamos mais alguns exemplos de atividades lúdicas que podem ser exploradas na educação infantil para alcançar diversos objetivos. Com isso, você terá um “arsenal” de ideias pronto para garantir muitos momentos de diversão. Anote aí:

  • Basketbalde: Separe três ou mais baldes de tamanho distintos e bolas com os tamanhos proporcionais a cada um deles. Explique que cada balde vale um determinado número de pontos e defina uma distância para que as crianças possam fazer suas tentativas. No fim, ganha quem fizer mais pontos;
  • Teatro de fantoches: Essa brincadeira tão tradicional tem o intuito de promover a interação entre os alunos. Os bonecos podem ser simples, um rolo de papel higiênico estilizado com papel colorido já é o suficiente. Depois disso, bastará pedir para que os alunos conversem entre si, por intermédio dos fantoches;
  • O Patrão Mandou: Nessa atividade a ideia é bem simples. O educador assume o papel do patrão e, dizendo a frase “o patrão mandou”, deve pedir para que a crianças encontrem alguns itens ou elementos que estejam no recinto.
o que são atividades lúdicas

(Foto: Barcelona Superfícies)

Portanto, com essa bela série de atividades lúdicas, qualquer educador já poderá promover grandes momentos com as crianças. Além do mais, enquanto a diversão rola solta, diversas características das crianças estão sendo desenvolvidas. Enfim, esperamos ter ajudado e torcemos para que suas novas aulas sejam incríveis.

Atividades Lúdicas para Educação Infantil: exemplos
Avalie esta matéria!



Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

!-- Taboola Lateral-->