Atividades para Maternal 1 e 2: Coordenação motora, lúdicas

Confira várias ideias de brincadeiras e atividades para maternal 1 e 2 envolvendo coordenação motora e sugestões lúdicas

By on 2 de novembro de 2018


Desde cedo, com algumas atividades para maternal bastante criativas, as crianças já podem começar a desenvolver uma série de habilidades que, sem dúvidas, irão ser muito úteis no futuro. Nesse caso, explorar movimentos e estimular a coordenação motora do pequeninos é o grande objetivo dessas práticas.



Como a busca por atividades para maternal é feita de forma muito relevante na internet, decidimos apresentar aqui um pequeno guia com ideias muito úteis para diversas situações. Assim, você, educador ou pai dedicado, poderá saber exatamente como estimular a coordenação das crianças de uma forma extremamente eficiente.

Atividades para maternal sobre coordenação motora

Se há uma coisa que a maioria das pessoas não sabem, é que as atividades para maternal, que tem a intenção de estimular a coordenação motora, muitas vezes são bastante simples. Afinal, tarefas como brincar, correr, andar, segurar objetos, etc. são suficientes para manter a criança em constante desenvolvimento.

atividades para maternal

No entanto, antes de falarmos sobre outros exemplos de atividades para maternal, é importante ressaltar que a coordenação motora é dividida em dois tipos e cada uma possui seu grupo de atividades. Confira:

  • Coordenação motora ampla ou grossa: inclui movimentos como andar, engatinhar, pular, rastejar, correr, etc. Para desenvolver esse tipo de coordenação motora, as atividades mais simples são as mais indicadas, ou seja, brincadeiras que envolvam ambientes abertos e com espaço suficiente pra que as crianças possam se movimentar ao máximo. Aliás, bolas e bambolês podem ser boas ferramentas;
  • Coordenação motora fina: Nesse tipo, temos movimentos mais específicos e que exigem maior precisão, principalmente com as mãos. Para desenvolver esse tipo de coordenação motora, atividades como colagens, pinturas, desenhos e outras tarefas do gênero devem ser utilizadas.

Sugestões de atividades para maternal 1 e 2

Agora que já sabemos como funcionam os dois tipos de coordenação motora, podemos começar a falar um pouco mais sobre as atividades para maternal. Felizmente, para esse público-alvo e para a finalidade de desenvolver a motricidade, não faltam opções. Confira abaixo algumas delas:

Corrida com Obstáculos: Essa atividade é perfeita para desenvolver a coordenação motora ampla. Para tanto, será necessário encontrar uma área aberta de espaço considerável. Depois disso, bastará espalhar elementos e obstáculos por todo o caminho, forçando as crianças a desviar, empurrar, saltar, etc. E claro, os obstáculos podem adquirir maior complexidade em função da idade das crianças;

atividades para maternal coordenação motora

(Foto: Nova Escola Clube)

Exercício de Pinçar: Uma simples brincadeira de pinçar pode se tornar um excelente exemplo de atividade para desenvolver a coordenação fina, já que a pinça trabalha muito bem o movimento das mãos. Nessa atividade, bastará encontrar uma pinça de brinquedo, entregá-la à criança e pedir que ela colete alguns itens previamente espalhados pelo chão;

atividades para maternal 1 ludicas

Blocos de Montar: Montar com bloquinhos, peças e outros elementos sempre foi um exercício incrível para desenvolver a coordenação motora e a criatividade. Não à toa, existem inúmeras opções nesse sentido. Sendo assim, bastará encontrar um conjunto de peças e promover muitas criações com a criançada.

atividades para maternal 2 anos

Atividades lúdicas

Mesmo que as atividades para maternal sejam voltadas para o desenvolvimento das crianças, isso não quer dizer que a diversão deva ser deixada de lado.

atividades para maternal ao ar livre

 

Novamente, não faltam opções, nesse sentido, para garantir grandes ensinamentos e boas risadas, confira:

  • “Caça ao Tesouro”: Esconda os tesouros em cantos estratégicos de um cômodo e peça às crianças para encontrá-los. Enquanto elas procuram, estarão se movendo e desenvolvendo suas coordenações. E os tesouros podem ser moedas de chocolate, o que, sem dúvidas, irá agradar a todos;
  • “Futebol com Balão”: Nessa brincadeira, tudo acontece de forma simples. Bastará montar os gols, entregar um balão de ar para as crianças e deixá-las “fazer a festa”;
  • “Pintura a dedo”: Traga muitas tintas coloridas e deixe as crianças fazerem suas artes em grandes pedaços de papel. Não há criança que não goste de se lambuzar com tinta e, é claro, você as estará ajudando a serem mais criativas.

Concluindo, com as muitas atividades para maternal que existem, é possível ajudar as crianças a desenvolverem suas coordenações motoras em quanto elas se divertem. Portanto, esperamos que as dicas apresentadas aqui consigam lhe ajudar a promover momentos memoráveis para os pequeninos.

Atividades para Maternal 1 e 2: Coordenação motora, lúdicas
Avalie esta matéria!



Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

!-- Taboola Lateral-->