Tecnologia na Educação: importância, vantagens e desvantagens

Atualmente, o uso da tecnologia na educação já é uma realidade e a tendência é que essa conexão se torne ainda maior no processo de aprendizagem

By on 4 de janeiro de 2019


Assim como acontece em outros setores, a tecnologia na educação é a grande responsável pela expansão do alcance e da eficiência dos processos de aprendizado. Afinal, com todas as ferramentas disponíveis atualmente, a aprendizagem pode ser favorecida de inúmeras formas.



Diante desse cenário cheio de mudanças e inovações constantes, resolvemos apresentar aqui alguns detalhes sobre a tecnologia na educação. Isto é, apresentaremos como a tecnologia pode ser aplicada e como é possível extrair o seu potencial da forma mais benéfica possível.

A importância da tecnologia na educação

A educação é, sem dúvidas, um dos elementos mais importantes na construção das sociedades. Aliás, não faltam exemplos de grandes nações que alcançaram resultados surpreendentes em vários segmentos, apenas pelo fato de terem realizado reformas e investimentos em seus sistemas educacionais.

E claro, como um desses investimentos, a tecnologia cumpre um papel essencial na potencialização das medidas e no alcance de todas elas. Por isso, pontuar a importância da tecnologia na educação acaba se tornando uma tarefa muito simples, já que as diversas ferramentas tecnológicas são essenciais para garantir o acesso a informações e elementos didáticos que facilitam, e muito, o processo de aprendizagem.

tecnologia na educação

(Foto: Positivo Tecnologia Educacional)

Como exemplo, as ascensão dos cursos superiores à distância ilustra perfeitamente o potencial inclusivo da tecnologia. Há algum tempo, ter um diploma de qualquer curso superior era muito mais complicado. Hoje é possível aprender através de aulas online e outros sistemas virtuais de ensino.

E esse é apenas um dos muitos exemplos que deixam clara a importância da tecnologia na educação. Obviamente, como acontece com quase tudo na vida, ainda conseguimos destacar pontos positivos e negativos da aplicação da tecnologia nos sistemas educacionais.

Vantagens e desvantagens

Para começar, a tecnologia na educação demanda diversos ajustes e uma infraestrutura capaz de garantir que todos tenham as mesmas oportunidades em relação ao acesso às novas tecnologias.

Dessa maneira, quando falamos nas vantagens e desvantagens da tecnologia na educação, podemos criar uma extensa e interessante lista. Acompanhe:

Vantagens:

  • A Tecnologia desperta a curiosidade;
  • A produtividade alcança níveis mais elevados;
  • As opções tecnológicas podem ser utilizadas como ferramentas mais atrativas, fazendo com que os alunos prestem mais atenção aos conteúdos que, tradicionalmente, são mais maçantes;
  • Com o potencial de compartilhamento e divulgação de informações, o conhecimento poderá ser transmitido de formas claras e objetivas para um número maior de pessoas.

Desvantagens:

  • A dependência excessiva de meios tecnológicos pode acabar prejudicando os alunos em atividades mais práticas;
  • A velocidade dos recursos tecnológicos pode levar os alunos a acreditarem que livros ou outras fontes de conhecimento mais tradicionais sejam inúteis e/ou menos importantes;
  • Se não houver uma preparação prévia para que os alunos e professores possam utilizar o potencial máximo das tecnologias disponíveis, todos os processos poderão ter grandes entraves.
importancia da tecnologia na educação

(Foto: TechTudo)

Exemplos da tecnologia na educação

Para encerrar, nada melhor do que apresentar como esses conceitos de tecnologia na educação vêm sendo aplicados atualmente. Além do exemplo dos cursos de educação à distância, temos muitas opções que dão provas de que os tempos modernos podem ser aproveitados de modos muito criativos.

Um grande exemplo é a chamada gamificação, que tem o objetivo de levar a dinâmica dos jogos de vídeo game para dentro das salas de aula. Essas aplicações são modificadas para adquirir um caráter educacional e, geralmente, conseguem gerar maior engajamento por parte dos alunos.

Os muitos aplicativos existentes para os smartphones são uma prova concreta de que é possível aprender diversas coisas através dos nossos celulares. Cursos de idiomas, apps de produtividade, organização de tarefas, simulados, livros online. Enfim, as opções são muitas e os resultados são inquestionáveis.

Portanto, a tecnologia na educação é uma prova de que os tempos mudaram e que podemos potencializar e substituir, quando necessário, diversas práticas menos eficientes. Por isso, esperamos que as dicas e exemplos apresentados lhe tenham sido úteis para identificar a importância dos recursos tecnológicos no meio educacional.

Tecnologia na Educação: importância, vantagens e desvantagens
Avalie esta matéria!



Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

!-- Taboola Lateral-->