Dinâmicas RH para Processo Seletivo: tipos, exemplos

Conheça alguns exemplos de dinâmicas RH para recrutamento e seleção

By on 15 de agosto de 2019


As dinâmicas RH são consideradas ferramentas importantes para auxiliar na ampliação do processo de conhecimento individual e coletivo, com o intuito de potencializar as habilidades e os conhecimentos dos participantes de uma seleção para vagas de emprego.



Além disso, conforme os profissionais do RH, por meio destas técnicas são possíveis selecionar funcionários para empresas de um modo mais eficiente.

Valem salientar, as dinâmicas de RH podem ser usadas também após a contratação, no cotidiano da empresa, com a finalidade de aumentar o comprometimento com as metas empresariais e por consequência aumentar sua produtividade.

Este artigo explora os principais tipos de dinâmicas e seus exemplos para serem aplicadas em grupos, além de dicas para selecionar profissionais com base em sua competência.

Tipos de dinâmicas de grupo

São conhecidas várias de dinâmicas de grupo. As mais empregadas são a “técnica do quebra-gelo” que permite reduzir as tensões do grupo, pode ser feita a partir de uma brincadeira, permitindo que os envolvidos possam se movimentar e se descontrair.

exemplos de dinâmicas de grupo

(Foto: fotolia)

A “dinâmica da apresentação” , os candidatos são solicitados para que se apresentem, informando nome, experiências profissionais, objetivos, de onde vem, etcs. Sugere-se que façam apresentações de curta duração.

A “dinâmica da integração” possibilita examinar o comportamento pessoal e do coletivo. A ideia é que os exercícios auxiliem na reflexão das suas atitudes consigo e com os demais.

A “dinâmica do relaxamento” é similar ao do quebra-gelo, são exercícios para descontração para se conseguir mais foco e aumentar a produtividade.

Exemplos de dinâmicas RH

A “caixa embrulhada” é uma dinâmica de desafio. Uma caixa é passada mão a mão entre os envolvidos, simultaneamente em que se toca uma música.

Quando a música parar, quem estiver com a caixa deve abri-la. Verá em seu interior um bilhete e chocolate. No bilhete está escrito “coma o chocolate”.

A ideia é mostrar que superar o medo pode nos trazer recompensas.

A atividade “balão” é para o trabalho em equipe. Cada candidato deve encher o seu balão. Ao soprar estão colocando um problema nele.

Solicite que arremessem ao alto e que um a um se afastem, até que reste apenas uma pessoa tentando segurar todos os balões. Demonstra que a não cooperação acaba impedindo alcance dos objetivos.

Dinâmicas de grupo para processo seletivo

As melhores dinâmicas de grupo são aquelas que se adequam aos objetivos da empresa. O recrutador tem que ter em mente quais competências está buscando para o preenchimento da vaga.

Neste contexto, destacam-se as dinâmicas do entrosamento, da iniciativa e por fim a da liderança.

A do entrosamento é a etapa inicial do processo, por ela é possível identificar os candidatos que se adequam a vaga pleiteada. O recrutador pode solicitar que cada um se apresente e fale um pouco sobre si mesmo, para que demostrem sua comunicação e suas aspirações para com a empresa.

O da iniciativa é indicado para se encontrar as principais competências comportamentais. Por último, a da liderança, permite identificar os candidatos que tem esse perfil.

Seleção por competência

O método da seleção por competência busca a garantia de foco, com a intenção de eliminar as subjetividades para contratar profissionais. Isso não é uma atividade fácil para o RH.

É fundamental compreender quais competências que a empresa está buscando no mercado e igualmente relevante é saber identificá-las.

dinâmicas rh

(Foto: Pinterest)

Neste método de seleção, será avaliado tanto os aspectos comportamentais assim como as habilidades e o conhecimento apresentados por cada um dos candidatos.

Os aspectos que não ficam de fora de uma avaliação por competência são comunicação inteligível, trabalhar de forma coletiva, ser criativo, conhecimento técnico, foco para obter resultados e ter capacidade de liderança.

Leia também:

Dinâmicas de Grupo: rápidas e divertidas

Dinâmicas para Células: família, sonhos, fé e muito mais

Dinâmica do Presente: como fazer, objetivo

Dinâmica para Casais: rápidas e divertidas

Por meio das dinâmicas RH é possível captar todas essas características que são importantes para qualquer cargo.

Avalie esta matéria!



Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

!-- Taboola Lateral-->