Atividades Pontilhadas para Alfabetização: Ideias para imprimir

Invista em atividades pontilhadas para trabalhar a coordenação motora das crianças em sala de aula ou como dever de casa

By on 12 de outubro de 2018


Fazendo uso de atividades pontilhadas, o processo de alfabetização se torna mais simples, já que a prática oferece aos alunos a oportunidade de conhecer os traços que compõem cada caractere. Desse modo, um novo mundo cheio de letras e números é apresentado e, a cada pontinho, o caminho para dominar esse mundo fica menor.



Pensando em toda a utilidade das atividades pontilhadas, selecionamos aqui algumas dicas e ideias para que você possa obter alguns modelos muito interessantes a fim de fazer uso dessas atividades ao longo do processo de alfabetização.

Assim, se você for um educador ou um responsável querendo praticar com seu filho, não deixe de acompanhar até o fim.

Ideias de atividades pontilhadas com vogais para imprimir

Como dissemos, por toda a sua utilidade, as atividades pontilhadas se tornaram extremamente populares. Não à toa, muitos educadores indicam essa prática. Felizmente, para aqueles que procuram por modelos interessantes, a internet é um verdadeiro mar de opções.

Nesse sentido, qualquer busca simples na web é capaz de apresentar uma infinidade de opções que contêm os designs de todas as letras, com seus pontinhos ao lado e muitas ilustrações nos arredores, ou seja, tudo acontece de forma bem lúdica.

Dessa forma, bastará realizar a pesquisa, coletar os designs, as tarefas mais interessantes e baixá-los. Para os mais hábeis, é possível fazer ajustes nos designs para poder criar uma tarefa única e pronta para ser impressa e entregue aos alunos.

Selecionamos algumas opções para você conferir, veja:

atividades pontilhadas

(Foto: ateliê cantinho da educação infantil)

letras do alfabeto

(Foto: Divulgação)

as vogais

(Foto: Amanda Duda, Pedagogia e Libras)

 alfabetização para imprimir

(Foto: A Arte de Educar)

atividades pontilhadas para cobrir

Atividades de pontilhado com números para alfabetização

Cabe lembrarmos também que as atividades pontilhadas podem ser utilizadas para diversos fins. Isto é, além das letras, números, desenhos para praticar a firmeza das mãos, formas geométricas. Enfim, sempre que for necessário conhecer uma forma e aprender como desenhá-la, as atividades pontilhadas poderão ser utilizadas para alcançar o fim desejado.

Novamente, caso a intenção seja encontrar exercícios que envolvem números, a internet poderá ser utilizada de forma muito eficiente. Conforme irá notar, não faltam exemplos superinteressantes que ensinam a desenhar os números.

Leia mais: Pintura indígena e seus significados: exemplos

atividades a pontilhado

(Foto: Atividades Caligrafia)

 

atividades pontilhadas com numeros

(Foto: Blog da tia Cláudia)

Aliás, esse modelos também possuem algumas ilustrações adicionais que os educadores podem utilizar para explicar como os números funcionam.

Além disso, também existem exercícios que mesclam atividades pontilhadas com tarefas de replicar os números. Com isso, o aluno pratica o desenho dos números com os pontinhos e, logo abaixo, mostra o seu desenvolvimento, replicando o número algumas vezes.

Saiba também: Artesanato Nordestino: história, tipos, onde comprar, fotos

atividades pontilhadas a e i o u

(Foto: Jardim colorido da tia lu)

atividades pontilhadas para imprimir

(Foto: Aprender e brincar)

Dicas de atividades pontilhadas letra cursiva

Para finalizar, resta-nos falar sobre as atividades pontilhadas que têm o intuito de ajudar o aluno a desenvolver as habilidades com letras cursivas. Nesse caso, temos aqui um desafio que pode ser muito difícil em um primeiro momento. Afinal, certas letras têm um design que, em um primeiro momento, pode parecer bastante complicado.

Para facilitar, existem alguns exercícios na internet que já trazem, além das palavras com pontinhos, uma pauta própria dos cadernos de caligrafia. Dessa forma, enquanto os alunos vão tendo seu primeiro contado com as letras, já vão desenvolvendo o conhecimento acerca dos limites espaciais, das linhas, a altura das letras e a diferença entre letras maiúsculas e minúsculas.

Outro excelente exercício é aquele que põe as letras em formato maiúsculo e minúsculo lado a lado. Nesse exercício, o aluno segue os pontinhos e, ao mesmo tempo, já vai diferenciando um tipo de letra do outro. E claro, há a possibilidade de encontrar exercícios com as conhecidas linhas dos cadernos de caligrafia.

atividades pontilhadas s

(Foto: A Arte de Educar)

atividades pontilhadas letra cursiva

(Foto: Atividades para Professores)

atividades com letra cursiva para 2o ano

Portanto, com as atividades pontilhadas, os alunos têm em mãos um exercício muito útil ao longo do processo de alfabetização. Por fim, esperamos que você consiga fazer uso dessas dicas para encontrar os exercícios mais adequados para começar a desenvolver em seus alunos as habilidades da escrita. Boa sorte e boas aulas!

Atividades Pontilhadas para Alfabetização: Ideias para imprimir
Avalie esta matéria!



Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

!-- Taboola Lateral-->