Dúvidas sobre a vacinação do HPV: quem pode tomar?


By on 12 de março de 2014

Nesta semana, o Sistema Único de Saúde (SUS) passou a disponibilizar, gratuitamente, a vacina contra o HPV, a ser aplicada nas meninas com idade entre 11 e 13 anos.

A campanha da vacinação contra o HPV tem como objetivo prevenir todas as meninas desta faixa etária contra essa doença, que tem causado câncer de colo do útero em milhares de mulheres brasileiras.

Afinal de contas, quem pode tomar a vacina do HPV e como funciona essa vacinação?

Quem pode tomar a vacina do HPV?

A vacina contra o HPV oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) pode ser tomada somente por meninas com idade entre 11 e 13 anos.

Porém, tal vacinação já está no mercado da saúde há algum tempo, sendo comercializada, assim como outras vacinas. Nesses estabelecimentos, a vacina pode ser aplicada em mulheres de todas as idades.

A rede pública de saúde definiu tal faixa etária como beneficiada para a campanha da vacinação contra o HPV porque trata-se de meninas mais novas, que geralmente ainda não iniciaram sua vida sexual.

Isso não quer dizer que a vacina não surta efeito em mulheres mais velhas. Porém, quanto mais jovem, mais efeito a vacina causa na menina/mulher. Se, ao tomar a vacina, a menina ainda não ter tido nenhum tipo de relação sexual, a eficiência do medicamento será ainda maior.

Veja também: Riscos de trocar a borrachinha do aparelho em casa

Atenção!

Se você tomou a vacina contra o HPV, não pense que está 100% protegido. Assim como qualquer outro tipo de vacinação, esta também pode conter falhas.

Além do mais, além dessa, existem outras doenças sexualmente transmissíveis (DST) que podem levar a paciente ao câncer de colo do útero e até mesmo a morte, como a  AIDS.

Por isso, nada mais importante do que se prevenir através do uso de preservativos, durante a relação sexual.

Não há meio de proteção mais eficiente do que a camisinha. Com ou sem vacina, através do uso da camisinha você evita contrair qualquer tipo de doença e também evita uma gravidez indesejada.


One Comment

  1. Berenice Ruschel

    11 de abril de 2014 at 12:20

    Gostaria de saber se a eficácia, quanto à prevenção do câncer de colo de útero, é a mesma para as vacinas HPV Quadrivalente e Bivalente.

Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

!-- Taboola Lateral-->