Atividades sobre Consciência Negra para Educação Infantil

Conheça algumas ideias de atividades sobre consciência negra para trabalhar na educação infantil

By on 16 de novembro de 2018


As atividades sobre consciência negra na escola foram impulsionadas pelas leis nº 10.639/03, que instituiu o dia da consciência negra (20 de novembro), que tornou obrigatório o ensino da história e da cultura afro-brasileira e africana nas escolas, reconhecendo a importância da cultura negra na formação da sociedade brasileira.



Diante disso, resolvemos expor algumas ideias para que você, como educador, possa abordar essa temática e promover boas atividades sobre consciência negra na sua escola. Afinal, trata-se de um tema muito importante, e saber como integrar os alunos em projetos interessantes, pode ser uma forma muito eficiente de ensinar sobre esses assuntos.

Como trabalhar o dia Consciência Negra na escola

Dentro do rol das atividades sobre consciência negra na educação infantil, existem inúmeras formas de abordar o tema e trabalhá-lo em sala de aula. Obviamente, a escolha das atividades deverá levar em consideração a faixa etária dos alunos.

Mesmo assim, de modo geral, para abordar esse tema, o ideal é estabelecer um elo entre as coisas de origem africana e as coisas que encontramos em nossa sociedade hoje em dia. Com isso, os alunos poderão visualizar como a cultura dos povos africanos está presente em seus cotidianos e como ela foi capaz de influenciar a nossa sociedade.

atividades sobre consciência negra

(Foto: Atividades para Professores)

Além disso, como o dia da consciência negra é um evento especial, é possível promover uma espécie de “Semana da Consciência Negra” e integrar toda a escola. Nesses casos, a ideia é criar um evento no qual todas as turmas realizem projetos, apresentações, painéis, etc. a fim de celebrar essa data importante com muito respeito e curiosidade.

Dicas de atividades sobre Consciência Negra

Conforme foi dito, as atividades sobre consciência negra podem assumir diversas formas e padrões. No entanto, existem algumas ideias que acabam se destacando por seu enorme potencial lúdico.

Aliás, algumas dessas ideias ajudam a integrar o conteúdo a certas disciplinas de uma forma mais pontual.

Confira abaixo algumas dicas:

  • Rodas de leitura: Com indicação do livro “Menina Bonita do Laço de Fita”;
  • Exibição de filmes com protagonistas negros ou que contem a história dos povos africanos. Nesse caso, o filme Pantera Negra, lançado recentemente, pode ser um bom exemplo;
  • Criação de glossários com palavras de origem africana que são utilizadas no dia a dia;
  • Apresentação com o mapa do continente africano, mostrando as localizações, curiosidades, histórias, etc.;
  • Criação de painéis, cartazes, murais, pintura e afins, contando a história de grandes personalidades negras e suas contribuições para o mundo;
  • Propor redações com o tema da igualdade racial.

Exemplos de músicas sobre a Consciência Negra no Brasil

Como sempre, as atividades que envolvem música costumam empolgar os alunos e se destacar mais do que as outras. Felizmente, quando são atividades sobre consciência negra, não faltam músicas para embalar os assuntos e incitar muitas reflexões.

Exemplos de músicas sobre a Consciência Negra

(Foto: Pinterest)

E claro, nada impede o seu evento de contar com rodas de capoeira que, além de apresentar a arte marcial, irão promover uma cantoria inesquecível.

De qualquer modo, existem ainda alguns bons exemplos de canções que abordam essa temática e que podem ser interpretadas de diversos modos para promover belas discussões dentro da sala de aula. Veja abaixo:

  • Tributo a Martin Luther King – Wilson Simonal;
  • A Mão da Limpeza – Gilberto Gil;
  • Mandamentos Black – Gerson King Combo;
  • O Canto das 3 Raças – Clara Nunes;
  • Nego Drama – Racionais Mc’s;
  • Sorriso Negro – Dona Ivone Lara;
  • Alma Negra – Izalú;
  • Mulheres Pretas – Lady Rap;
  • Consciência Negra – Soul Reggae.

Portanto, as atividades sobre consciência negra podem assumir diversas formas e ser abordadas sob inúmeras óticas diferentes, integrando-se às disciplinas de forma natural. Assim, esperamos que as dicas e informações apresentadas aqui tenham servido para lhe dar a inspiração necessária para promover belos eventos e levar seus alunos a conhecer e respeitar ainda mais a cultura negra.

Atividades sobre Consciência Negra para Educação Infantil
Avalie esta matéria!



Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

!-- Taboola Lateral-->