Educação Ambiental nas Escolas: importância, projetos

A educação ambiental nas escolas pode ter um papel crucial na formação de indivíduos muito mais conscientes e preocupados com o planeta

By on 23 de novembro de 2018


A educação ambiental tornou-se um assunto extremamente importante em um mundo no qual os conceitos de desenvolvimento sustentável vem sendo debatidos de forma massiva.



Afinal, ensinar aos alunos a importância de cuidar do meio ambiente é moldar as mentes para adotar uma consciência mais voltada para a manutenção da vida no planeta.

Assim, já que a educação ambiental é um assunto tão relevante nos dias de hoje, resolvemos apresentar aqui algumas informações para lhe ajudar a ter uma visão geral dos conceitos que essa modalidade educativa abarca.

Com isso, você poderá entender a sua importância e como ela poderá ser exploradas nas escolas.

Importância da educação ambiental nas escolas

Conforme já adiantamos, a importância da educação ambiental na escola guarda relação com o fato de que ela consegue formar uma atuação consciente dos cidadãos em prol dos conceitos de sustentabilidade e da defesa do meio ambiente.

Isto é, a partir das salas de aulas, os alunos já começam a entender e aplicar práticas que, sem dúvidas, irão favorecer o ambiente e a vida na terra, de modo geral.

educação ambiental

(Foto: Professores heróis)

Além disso, a educação relacionada ao meio ambiente visa ensinar e incentivar a adoção de atitudes que favoreçam o meio ambiente e que ajudem a minimizar os impactos da atuação humana nos ecossistemas. Ou seja, desde cedo, as crianças já começam a desenvolver uma consciência pautada no lado mais positivo do conceito de sustentabilidade.

E claro, como a preocupação com o meio ambiente é constante, a educação ambiental pode evoluir de diversas formas. Não à toa, já existem inúmeros cursos superiores voltados para atender a essa área.

Educação ambiental e sustentabilidade

Como uma das grandes preocupações de uma boa educação ambiental é promover os conceitos de sustentabilidade, sua atuação é crucial no alcance de eficiência máxima nesse quesito. Afinal, ao moldar as consciências dos alunos a fim de compreender que certas atitudes poderão ter consequências no meio ambiente, o desenvolvimento sustentável acaba se tornando uma espécie de “modus operandi” para o estudante.

Dessa forma, os alunos já passam, automaticamente, a levar em conta os reflexos das suas ações no meio ambiente. E mais, eles já adotam posturas para conscientizar o resto da população. No fim, todos acabam colhendo os frutos das práticas de sustentabilidade, passando a aplicá-las de formas cada vez mais frequentes.

importância da educação ambiental no brasil

(Foto: Atibaia Connection)

Além do mais, as legislações que se relacionam com essa matéria citam constantemente os conceitos de qualidade de vida e sustentabilidade como um dos objetivos de uma boa educação ambiental.

5 Projetos de educação ambiental nas escolas

Para encerrar, separamos aqui alguns exemplos de projetos que podem ilustrar como a educação ambiental pode ser explorada nas escolas.

Obviamente, existem inúmeras ideias, mas o importante é deixar claro que são práticas simples, que prometem excelentes resultados. Confira:

  • Organização de mutirões para recolher lixo e resíduos em determinadas áreas: Além de fazer um bom trabalho na coleta de lixo, a atividade pode levar os estudantes a ter um contato direto com a forma como a poluição pode ser alarmante em determinadas regiões;
  • Elaboração de um programa de reciclagem nas escolas: Com um desses programas, é possível ensinar a importância da coleta seletiva e da reciclagem no universo do desenvolvimento sustentável;
  • Organizar hortas comunitárias: Nesse caso, a horta pode ser desenvolvida pelas escolas ou nos arredores de alguma comunidade. A intenção é favorecer a consciência ambiental, promover a interação e ajudar na conscientização da comunidade;
  • Semana do Meio Ambiente: Trata-se de um evento que, geralmente em datas comemorativas (como o dia da árvore), tem a intenção de promover uma série de atividades para propagar e consolidar os conceitos do desenvolvimento sustentável;
  • Cronograma de visitas a espaços naturais: Nessas visitas, os alunos são apresentados às maravilhas da natureza e à importância de protegê-las.

Assim, esperamos que as dicas apresentadas aqui sobre educação ambiental tenham sido úteis e que, com elas, você consiga elaborar grandes ações nesse sentido.

Educação Ambiental nas Escolas: importância, projetos
Avalie esta matéria!



Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

!-- Taboola Lateral-->