Como ter mais energia no inverno?


By on 4 de abril de 2014

No inverno, as baixas temperaturas parecem convidar para dias mais preguiçosos, nos quais tudo o que desejamos é ficar no sofá, embaixo das cobertas, assistindo a um filme tomando chocolate quente. Porém, a vida continua, e os compromissos do dia a dia não param. É preciso ter energia para encarar a rotina. Mas como?

Por que as pessoas ficam mais preguiçosas no inverno?

Isso é natural. No inverno as pessoas ficam mais preguiçosas e recolhidas porque o corpo tenta não perder energia e calor para conseguir manter-se aquecido, na temperatura adequada. Mas, se mexer um pouquinho não faz mal algum, ao contrário, traz benefícios.

Atividades físicas

Tentar manter a rotina de exercícios físicos é o primeiro passo para ter mais energia. Se você pratica pelo menos 30 minutos de atividades diárias, divida em 15 minutos pela manhã e outros 15 à tarde, por exemplo. O corpo vai se acostumar facilmente.

Os exercícios liberam endorfina, aumentando a disposição, a energia e o tônus muscular. Muito importante: assim como uma máquina precisa estar aquecida para funcionar bem, o corpo humano precisa de alongamento e preparação para render.

Caminhadas ou corridas são ótimas atividades para o inverno.

Caminhadas ou corridas são ótimas atividades para o inverno.

A importância da alimentação

A alimentação tem papel fundamental para garantir energia no inverno. As baixas temperaturas combinam com refeições quentes e mais completas, que garantam energia suficiente para o organismo. Como no inverno o corpo gasta naturalmente mais energia para se manter aquecido, é preciso estar atento à alimentação.

Prefira alimentos nutritivos a alimentos calóricos. Embora frutas, legumes e verduras estejam mais associados a dias quentes, também devem ser consumidos nos dias frios.

Assim como precisa de mais calorias para se manter, o corpo precisa de mais água. Muitas pessoas bebem menos água durante o inverno, mas a hidratação é mais do que necessária. A quantidade indicada segue a mesma, cerca de dois litros por dia.

 


One Comment

  1. Dania Lancelot

    17 de julho de 2014 at 10:17

    O pior é que a disposição na academia dps q o frio passa é bem maior rs!

Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

!-- Taboola Lateral-->