O que foi o Tratado de Tordesilhas: resumo

Confira um breve resumo sobre o que foi o Tratado de Tordesilhas e qual a sua importância

By on 21 de dezembro de 2018


Saber efetivamente o que foi o Tratado de Tordesilhas é conhecer um ponto importante da cultura dos povos latino-americanos. Afinal, abaixo da linha do México, os países do continente americano ou falam português ou espanhol. E o referido tratado teve uma grande parcela de importância nesse aspecto.



Assim, para lhe explicar o que foi o Tratado de Tordesilhas de forma clara, criamos um pequeno resumo explicitando os pontos mais importantes desse documento que, de certo modo, definiu a configuração do continente Americano. Então, não deixe de acompanhar até o fim.

O que foi o Tratado de Tordesilhas?

A maior parte das pessoas sabe o que foi o Tratado de Tordesilhas, mesmo que “apenas por alto”. Nesse conhecimento geral, o documento é tido como um acordo que dividiu as terras do continente americano entre Portugal e Espanha.

o que foi o tratado de tordesilhas

(Foto: Historitura)

Na realidade, essa afirmação não deixa de ser verdadeira, já que essa divisão realmente aconteceu. Contudo, existem alguns pormenores escondidos nos bastidores daquela época.

Resumo do que estabelecia?

De qualquer modo, de forma resumida a questão sobre o que foi o Tratado de Tordesilhas pode ser respondida da seguinte forma: Trata-se de um documento assinado no ano de 1494, na vila espanhola de Tordesilhas (por isso o nome). Nesse documento, Portugal e Espanha traçaram uma linha imaginária na América do Sul para delimitar os territórios de cada uma das nações envolvidas.

Com isso, todas as terras a oeste da linha passaram a pertencer à Espanha. Em contrapartida, todas as terras a leste, ficaram sob a tutela de Portugal. Nessa configuração, alguns mapas indicam que o Brasil, por exemplo, começava na cidade de Belém-PA (no norte) e na cidade de Laguna-SC (no sul). Obviamente, com o tempo, os portugueses começaram a invadir o território espanhol.

Por que Portugal e Espanha assinaram o Tratado de Tordesilhas?

Conforme conta a história, o Tratado de Tordesilhas foi um meio utilizado para dar fim às disputas entre os dois países que, na época, eram as principais potências da expansão marítima no mundo.

A ideia inicial foi tomada pela corte espanhola, que desejava proteger seus territórios e, por isso, recorreu ao papa Alexandre VI para agir como intermediador. Nessa primeira intervenção, o papa ajudou a definir uma primeira linha.

Entretanto, a corte portuguesa percebeu que, de acordo com o estabelecido, ela praticamente ficaria sem territórios na América do Sul. Insatisfeitos, os portugueses pressionaram a corte espanhola e pediram a revisão do acordo. Foi assim que nasceu o Tratado de Tordesilhas.

Quem assinou?

Como já foi dito, o Tratado de Tordesilhas foi assinado pelos representantes de Portugal e Espanha. Na época, D. João II reinava em Portugal e Fernando II de Aragão era o Rei da Espanha.

quem assinou o tratado de tordesilhas

(Foto: Genivaldo Abreu)

Aliás, de acordo com algumas informações, D. João II só fez questão de pedir a revisão do acordo, pois, mesmo sem ter pisado na América, ele (supostamente) já teria tomado ciência de que haviam mais terras ao sul do continente conhecido.

Quando acabou o Tratado de Tordesilhas?

Agora que você já sabe o que foi o Tratado de Tordesilhas, podemos avançar alguns anos no tempo e entender como ele chegou ao fim. Desse modo, como destacamos anteriormente, Portugal começou a invadir o território espanhol ao longo do anos. E claro, por ser uma faixa de terra imensa, a Espanha acabou não tendo como defender todos os territórios.

Por fim, após muitas invasões e pressões, o Tratado de Tordesilhas foi substituído pelo Tratado de Madrid e o resto, como dizem por aí, é história.

Portanto, quando surgir a pergunta: “o que foi o Tratado de Tordesilhas?”, bastará utilizar tudo o que aprendeu aqui para oferecer uma resposta perfeita e bem detalhada. Conhecer a história é sempre fascinante, não se esqueça!

O que foi o Tratado de Tordesilhas: resumo
1 (20%) 1 vote



Deixe seu Comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

!-- Taboola Lateral-->